Centro de Ciência Viva

Ciência Bragança

Promover a saúde é urgente

Falar de saúde é muito mais que falar de ausência de doença. Na realidade, quando se aborda o tema “saúde” com os amigos ou nos meios de comunicação social, fala-se de doença. A Direção Geral da Saúde (DGS) considera que a saúde resulta de um conjunto de ações e oportunidades que a promovem, que previnem a doença e suas complicações ao longo da vida nos contextos em que ela decorre.

O sabor dos alimentos

Nunca se questionou porque sabe tão bem lamber os gelados ao invés de os trincar de uma só vez? De facto, lamber os gelados é a melhor maneira de os apreciar convenientemente, pois as papilas que transmitem o sabor doce ao cérebro encontram-se na ponta da língua. As papilas gustativas são as estruturas que captam os sabores daquilo que ingerimos, estando na sua maioria instaladas na língua, embora haja papilas gustativas em outras regiões da boca e da garganta.

Gravação de sons: do fonógrafo ao MP3

A gravação de sons remonta ao ano de 1878, com a invenção do fonógrafo, por Thomas Edison. Este dispositivo permitia o registo de vibrações que viajam pelo ar até uma membrana ligada a uma agulha de corte. A agulha de corte, por sua vez, marcava as vibrações na profundidade de um sulco, que desenhava na superfície de um cilindro. O cilindro era feito de estanho, chumbo ou cera, concretizando o que se designava por gravação acústica.

O Lobo Ibérico

Ainda hoje podemos ouvir relatos dos mais velhos sobre a vinda de lobos à cidade nas grandes nevadas, que caíam na nossa região! E muitas destas histórias reais e outras irreais, com o lobo mau à mistura, fazem parte do nosso imaginário! Pensando bem, não conheço uma única história em que o lobo é bonzinho, o leitor conhece?

Organização e tratamento de dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico

O atual programa de Matemática do Ensino Básico organiza-se, em cada ciclo de ensino, em torno de quatro grandes temas matemáticos: Números e Operações, Geometria, Álgebra e Organização e Tratamento de Dados, e três capacidades transversais: Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação. Apela para a diversificação de tarefas, para a sua natureza desafiante e para a sua aproximação a factos reais. 

Educar para a saúde… a nossa e a dos que nos rodeiam!

Educar significa desenvolver o pensamento e a capacidade de ação individual e coletiva, através da comunicação e da experiência. Sem pensamento, a educação transforma-se em mera transferência de conhecimento, por si só, estéril. Sem ação, a educação é inútil: não transforma e não renova.

O Homem vive rodeado de medicamentos naturais!

A natureza é riquíssima em plantas medicinais cujas propriedades terapêuticas parecem inesgotáveis. A utilização de alimentos para tratar doenças é tão antiga como o próprio mundo. Os povos da antiguidade tinham os seus métodos próprios para curar as enfermidades e muitos desses métodos chegaram até nós pela sabedoria popular, que passou de geração em geração.

Cimento. Um amigo ou um inimigo?

O cimento transformou-se, a partir do século XIX, num dos mais importantes recursos da história da engenharia, por possibilitar a construção de edifícios em altura e com maiores vãos, rompendo assim as barreiras impostas pelas construções de pedra e madeira.

O Poder do Mel!

A apicultura é uma atividade com impactos positivos significativos, tanto sociais como económicos. É uma das atividades mais antigas e importantes do mundo, ligada à produção de mel, geleia real, própolis, cera e pólen.