Chef Hélio Loureiro

Jantarinho de grão de bico

Aqui fica uma receita saborosa e bem nutritiva neste ano em que todos vamos ouvir falar da importância das leguminosas secas.
Para além de serem muto saborosas, as leguminosas secas são fonte de proteínas, hidratos de carbono de absorção lenta, fibra alimentar, vitaminas do complexo B (B1,B2,B3 e B9), ricas em minerais como potássio, cálcio, fosforo, ferro e magnésio, fitoquímicos.

Pudim de pescada com batata e ovo

Em Março marçagão manhãs de inverno tardes de verão! Escutei várias vezes da minha avó e tia este adágio popular sinal da proximidade da primavera e do calor que se aproxima …esperamos nós!
Assim para esta semana uma receita fresca e ligeira vistosa e fácil de fazer e sobretudo económica que os tempos ainda não estão para grandes folias.
 
Ingredientes:

Caril de legumes

Nesta caminhada para a Pascoa uma receita light saborosa e dife- rente, não é propriamente um sa- crifício, muito pelo contrário, pois esta receita de caril de legumes é mais uma tentação vinda das Ín- dias mas que vale bem pena experi- mentar caindo apenas na tentação de repetir a dose, nada que uma ca- minhada não resolva...
Ah! Mas faça o próprio caril em casa, nada de pós ... se for pasta de caril ainda vá, mas experimente.
 

LOMBOS DE BACALHAU COM CROSTA DE PÃO E AZEITONAS

  INGREDIENTES
Lombos de bacalhau
200gr de pão ralado
Salsa Picada
Cebolinho
Tomilho
Mostarda Savora
Azeite
Colorau
100gr de azeitonas pretas sem caroço, picadas
 
CONFEÇÃO
Retire as espinhas do lombos de bacalhau. À parte, desfaça 200 g de pão ralado, 2 colheres de sopa de salsa picada, uma colher de sopa de cebolinho e uma colher de sopa de tomilho picado.
Acrescente duas colheres de sopa de mostarda Savora, envolva tudo com dez colheres de sopa de azeite , um colher de chá de colorau.

Marquise chocolate com molho de baunilha.

Depois das noticias recentes que li que o chocolate não engorda, revi todas as receitas que tinha em arquivo…esta é uma das minhas favoritas!
Mas tenho que lhe dizer a verdade engorda e muito, por isso modere a dose mas faça para Domingo e saboreie com um vinho do Porto tawny 10 anos, bem fresco.
Para a Marquise:

Ovos mexidos com beringelas no forno e Requeijão com rúcula maçãs e nozes

Ficam aqui umas receitas simples de um livro que lancei com a Drª Andreia Santos “ comer bem sem sacrifícios” que vão sair agora na revista Caras, assim, estas que aqui deixo são na esperança que recupere os quilos ganhos no exagero das festas natalícias… continue em festa mas agora interior e deixe apenas o prazer da mesa para alguns dias de nomeada, os restantes coma bem mas sem sacrifícios!
 
Ovos mexidos com beringelas no forno
 
2 beringelas
4 cl de azeite
30 g de nozes
4 ovos
1 colher de chá de azeite

Suspiros com fruta fresca e natas

Para o merengue
4 claras
340 g de açúcar
Bata durante dez minutos na velocidade máxima , depois de bem batidas as claras com o açúcar coloque com uma colher de sopa colheradas do merengue num tabuleiro em cima de uma folha de papel vegetal e leve ao forno á temperatura de 60ºc durante duas horas até se soltarem do papel e estarem bem secos.
Para as natas
 
2 dl de natas
50 g de açúcar
Raspa de meio limão
 
Bata as natas com o açúcar e a raspa de limão
 

Mousse de Maracujá e Chocolate

Bem ainda estamos em Festa! Até aos Reis … por isso podem ainda abusar um pouco e continuar com alguns abusos alimentícios.
Fica aqui uma sobremesa saborosa com gosto tropical Muitíssimo fácil de fazer e que é uma tentação… moderada claro!
  
Mousse de maracujá
10 maracujá
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas longa vida
Meio limão
 

Ovos-moles com Amêndoa

Em muitas cidades, desde Portugal ,  temos em frente ás Câmaras municipais, nas repartições publicas, nas escolas, pais natais e árvores de Natal iluminadas e profundamente belas. Mas onde está a causa do Natal ? não é o nascimento do Menino Deus que festejamos neste dia ?
Que o Menino Jesus que falta nas ruas das cidades esteja e entre em vossas casas, vos ajude a partilhar a abundancia do vosso amor e que a doçura das vossas mesas seja espelho desse amor Cristão que devemos honrar nesta quadra!
Um Santo e Feliz Natal!
 
Ponha os mais pequenos na cozinha !

Bolo de castanhas e chocolate

Uma receita para que prepare a sua Ceia de Natal com uma sobremesa nova mas com fortes tradições e ligações a Trás-os-Montes é que as tradições também se criam e usar produtos da nossa região na Noite maior do ano é sem duvida manter viva a ligação ao tempo e espaço onde vivemos e temos as nossas raízes.
 
250 g de açúcar mascavado
1 dl de água
200 g de manteiga
1 lata de leite condensado
5 ovos
150 g de farinha de castanhas
50 g de farinha de trigo  
1 colher de sobremesa de fermento em pó