DECO

De olho no rótulo, pela sua saúde!

Nas sociedades ocidentais, a incidência de doenças relacionadas com a alimentação está a aumentar devido à maior disponibilidade de comida hipercalórica e rica em sal, e ao sedentarismo. Todos sabemos que gordura, açúcar e sal a mais têm consequências reais na saúde. Mas como escolher o alimento nutricionalmente mais equilibrado?

O que precisa de saber sobre seguros associados ao Crédito à Habitação? A DECO esclarece.

Quando se contrata um crédito à habitação, as instituições bancárias ou financeiras poderão solicitar dois seguros: o Seguro de Vida Habitação e o Seguro Multirrisco Habitação.
O seguro de vida tem como principal finalidade proteger os titulares do crédito habitação e a sua família, em caso de morte ou invalidez, mas não é um seguro obrigatório por lei. No entanto, a instituição bancária pode solicitar a contratação para garantir os riscos associados ao mesmo.

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

Alguns consumidores perguntaram-nos o que devem fazer se receberem um toque de um número desconhecido, com indicativo internacional. Temos o relato de uma consumidora que recebeu uma chamada de um número começado por +21351 (indicativo da Argélia), que facilmente se confunde com o indicativo internacional de Portugal, +35121. Outra consumidora queixou-se de devolver a chamada de um número estrangeiro, ser atendida por uma gravação que dizia que era uma mensagem de um familiar em situação de urgência e que não deveria desligar. Como tinha família fora do País, aguardou em linha.

DECO lança aplicação móvel para férias tranquilas – Appy Tourist

A Appytourist é uma aplicação móvel que ajudará os turistas nacionais e estrangeiros a estar mais informados e a saber sempre como agir na defesa dos seus direitos como consumidores. Imagine que está hospedado num hotel e que pretende reclamar de algum dos serviços prestados, mas não sabe como. A Appytourist ajuda-o!

Já pode utilizar o Livro de Reclamações Online!

Quer fazer a sua reclamação através da internet? A partir do dia 1 de julho de 2017 já está disponível o livro de reclamações online. Numa primeira fase, apenas se poderá utilizar este livro para reclamações de serviços públicos essenciais: Eletricidade, Gás natural, Água, Telecomunicações e Serviços Postais. Futuramente prevê-se que a possibilidade seja alargada a todas as atividades económicas.

Fazer ou não um seguro de viagem?

Numa altura em que muitas famílias preparam as férias surge uma questão importante: Fazer ou não um seguro de viagem?

Atendimento prioritário

Tem dúvidas sobre as novas regras de atendimento prioritário? A DECO esclarece.
 

A DECO recebe muitas reclamações de consumidores que, a propósito da realização de rastreios de saúde gratuitos, são alvo de práticas comerciais desleais e enganosas. O público-alvo destas campanhas são, geralmente, pessoas com mais de 50 anos.

 
A abordagem é feita pelo telefone, sendo os consumidores convidados a deslocaram-se a determinado local para efetuarem exames clínicos gratuitos. Habitualmente, são locais que não levantam suspeita, como coletividades.
 
Na verdade, um rastreio de saúde que seria gratuito revela-se uma armadilha do consumo. Os consumidores são influenciados a adquirir determinados produtos e/ou tratamentos de valor bastante elevado, acabando por assinar um contrato de forma precipitada.
 

Trocas nos saldos

Uma consumidora que contactou os serviços da DECO comprou umas botas nos saldos. Usou-as apenas duas vezes, tendo as solas descolado, sem motivo aparente. Dirigiu-se ao vendedor para efetuar a reclamação e resolver a questão. Este, por não possuir o seu número, para substituição, ofereceu-lhe um vale. Será que a consumidora deve aceitar?

Cuidado com as “Ofertas Online” que propõem resolver problemas financeiros através da consolidação de créditos

Muitas famílias portuguesas apresentam dificuldades financeiras, chegando ao fim do mês com responsabilidades financeiras maiores do que o seu orçamento comporta.