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DECO lança aplicação móvel para férias tranquilas – Appy Tourist

A Appytourist é uma aplicação móvel que ajudará os turistas nacionais e estrangeiros a estar mais informados e a saber sempre como agir na defesa dos seus direitos como consumidores. Imagine que está hospedado num hotel e que pretende reclamar de algum dos serviços prestados, mas não sabe como. A Appytourist ajuda-o!

Já pode utilizar o Livro de Reclamações Online!

Quer fazer a sua reclamação através da internet? A partir do dia 1 de julho de 2017 já está disponível o livro de reclamações online. Numa primeira fase, apenas se poderá utilizar este livro para reclamações de serviços públicos essenciais: Eletricidade, Gás natural, Água, Telecomunicações e Serviços Postais. Futuramente prevê-se que a possibilidade seja alargada a todas as atividades económicas.

Fazer ou não um seguro de viagem?

Numa altura em que muitas famílias preparam as férias surge uma questão importante: Fazer ou não um seguro de viagem?

Atendimento prioritário

Tem dúvidas sobre as novas regras de atendimento prioritário? A DECO esclarece.
 

A DECO recebe muitas reclamações de consumidores que, a propósito da realização de rastreios de saúde gratuitos, são alvo de práticas comerciais desleais e enganosas. O público-alvo destas campanhas são, geralmente, pessoas com mais de 50 anos.

 
A abordagem é feita pelo telefone, sendo os consumidores convidados a deslocaram-se a determinado local para efetuarem exames clínicos gratuitos. Habitualmente, são locais que não levantam suspeita, como coletividades.
 
Na verdade, um rastreio de saúde que seria gratuito revela-se uma armadilha do consumo. Os consumidores são influenciados a adquirir determinados produtos e/ou tratamentos de valor bastante elevado, acabando por assinar um contrato de forma precipitada.
 

Trocas nos saldos

Uma consumidora que contactou os serviços da DECO comprou umas botas nos saldos. Usou-as apenas duas vezes, tendo as solas descolado, sem motivo aparente. Dirigiu-se ao vendedor para efetuar a reclamação e resolver a questão. Este, por não possuir o seu número, para substituição, ofereceu-lhe um vale. Será que a consumidora deve aceitar?

Cuidado com as “Ofertas Online” que propõem resolver problemas financeiros através da consolidação de créditos

Muitas famílias portuguesas apresentam dificuldades financeiras, chegando ao fim do mês com responsabilidades financeiras maiores do que o seu orçamento comporta.

Cuidado com as “Ofertas Online” que propõem resolver problemas financeiros através da consolidação de créditos

consolidação de créditos
Muitas famílias portuguesas apresentam dificuldades financeiras, chegando ao fim do mês com responsabilidades financeiras maiores do que o seu orçamento comporta.

Como consultar o meu mapa de responsabilidades de crédito?

Como consultar o meu mapa de responsabilidades de crédito?
O Mapa de Responsabilidades de Crédito é um registo que contém informação individual sobre as responsabilidades comunicadas ao Banco de Portugal pelas entidades participantes na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), essencialmente instituições financeiras que concedem crédito.

Comprou um computador para o seu filho e já não funciona? Saiba como agir.

Os equipamentos eletrónicos têm dois anos de garantia legal, ou seja, em caso de avaria do produto dentro deste prazo, o consumidor deve reclamar diretamente ao vendedor, fazendo-se acompanhar do comprovativo de compra.
A lei define quatro vias possíveis para resolução: a reparação, a substituição, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso do mesmo.
Em caso de reparação, a mesma não poderá ultrapassar o período de trinta dias.