DECO

Fique a saber como poupar água. Todos os gestos contam!

De Norte a Sul do país está a viver-se um sério período de seca. Todos os consumidores podem ajudar a diminuir os efeitos desta grave carência de água. Existem pequenos gestos que ajudam a baixar o consumo de água. Deixamos aqui alguns exemplos. Portugal e o Planeta agradecem!

De olho no rótulo, pela sua saúde!

Nas sociedades ocidentais, a incidência de doenças relacionadas com a alimentação está a aumentar devido à maior disponibilidade de comida hipercalórica e rica em sal, e ao sedentarismo. Todos sabemos que gordura, açúcar e sal a mais têm consequências reais na saúde. Mas como escolher o alimento nutricionalmente mais equilibrado?

O que precisa de saber sobre seguros associados ao Crédito à Habitação? A DECO esclarece.

Quando se contrata um crédito à habitação, as instituições bancárias ou financeiras poderão solicitar dois seguros: o Seguro de Vida Habitação e o Seguro Multirrisco Habitação.
O seguro de vida tem como principal finalidade proteger os titulares do crédito habitação e a sua família, em caso de morte ou invalidez, mas não é um seguro obrigatório por lei. No entanto, a instituição bancária pode solicitar a contratação para garantir os riscos associados ao mesmo.

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

Alguns consumidores perguntaram-nos o que devem fazer se receberem um toque de um número desconhecido, com indicativo internacional. Temos o relato de uma consumidora que recebeu uma chamada de um número começado por +21351 (indicativo da Argélia), que facilmente se confunde com o indicativo internacional de Portugal, +35121. Outra consumidora queixou-se de devolver a chamada de um número estrangeiro, ser atendida por uma gravação que dizia que era uma mensagem de um familiar em situação de urgência e que não deveria desligar. Como tinha família fora do País, aguardou em linha.

DECO lança aplicação móvel para férias tranquilas – Appy Tourist

A Appytourist é uma aplicação móvel que ajudará os turistas nacionais e estrangeiros a estar mais informados e a saber sempre como agir na defesa dos seus direitos como consumidores. Imagine que está hospedado num hotel e que pretende reclamar de algum dos serviços prestados, mas não sabe como. A Appytourist ajuda-o!

Já pode utilizar o Livro de Reclamações Online!

Quer fazer a sua reclamação através da internet? A partir do dia 1 de julho de 2017 já está disponível o livro de reclamações online. Numa primeira fase, apenas se poderá utilizar este livro para reclamações de serviços públicos essenciais: Eletricidade, Gás natural, Água, Telecomunicações e Serviços Postais. Futuramente prevê-se que a possibilidade seja alargada a todas as atividades económicas.

Fazer ou não um seguro de viagem?

Numa altura em que muitas famílias preparam as férias surge uma questão importante: Fazer ou não um seguro de viagem?

Atendimento prioritário

Tem dúvidas sobre as novas regras de atendimento prioritário? A DECO esclarece.
 

A DECO recebe muitas reclamações de consumidores que, a propósito da realização de rastreios de saúde gratuitos, são alvo de práticas comerciais desleais e enganosas. O público-alvo destas campanhas são, geralmente, pessoas com mais de 50 anos.

 
A abordagem é feita pelo telefone, sendo os consumidores convidados a deslocaram-se a determinado local para efetuarem exames clínicos gratuitos. Habitualmente, são locais que não levantam suspeita, como coletividades.
 
Na verdade, um rastreio de saúde que seria gratuito revela-se uma armadilha do consumo. Os consumidores são influenciados a adquirir determinados produtos e/ou tratamentos de valor bastante elevado, acabando por assinar um contrato de forma precipitada.
 

Trocas nos saldos

Uma consumidora que contactou os serviços da DECO comprou umas botas nos saldos. Usou-as apenas duas vezes, tendo as solas descolado, sem motivo aparente. Dirigiu-se ao vendedor para efetuar a reclamação e resolver a questão. Este, por não possuir o seu número, para substituição, ofereceu-lhe um vale. Será que a consumidora deve aceitar?