DECO

Atendimento prioritário

Tem dúvidas sobre as novas regras de atendimento prioritário? A DECO esclarece.
 

A DECO recebe muitas reclamações de consumidores que, a propósito da realização de rastreios de saúde gratuitos, são alvo de práticas comerciais desleais e enganosas. O público-alvo destas campanhas são, geralmente, pessoas com mais de 50 anos.

 
A abordagem é feita pelo telefone, sendo os consumidores convidados a deslocaram-se a determinado local para efetuarem exames clínicos gratuitos. Habitualmente, são locais que não levantam suspeita, como coletividades.
 
Na verdade, um rastreio de saúde que seria gratuito revela-se uma armadilha do consumo. Os consumidores são influenciados a adquirir determinados produtos e/ou tratamentos de valor bastante elevado, acabando por assinar um contrato de forma precipitada.
 

Trocas nos saldos

Uma consumidora que contactou os serviços da DECO comprou umas botas nos saldos. Usou-as apenas duas vezes, tendo as solas descolado, sem motivo aparente. Dirigiu-se ao vendedor para efetuar a reclamação e resolver a questão. Este, por não possuir o seu número, para substituição, ofereceu-lhe um vale. Será que a consumidora deve aceitar?

Cuidado com as “Ofertas Online” que propõem resolver problemas financeiros através da consolidação de créditos

Muitas famílias portuguesas apresentam dificuldades financeiras, chegando ao fim do mês com responsabilidades financeiras maiores do que o seu orçamento comporta.

Cuidado com as “Ofertas Online” que propõem resolver problemas financeiros através da consolidação de créditos

consolidação de créditos
Muitas famílias portuguesas apresentam dificuldades financeiras, chegando ao fim do mês com responsabilidades financeiras maiores do que o seu orçamento comporta.

Como consultar o meu mapa de responsabilidades de crédito?

Como consultar o meu mapa de responsabilidades de crédito?
O Mapa de Responsabilidades de Crédito é um registo que contém informação individual sobre as responsabilidades comunicadas ao Banco de Portugal pelas entidades participantes na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), essencialmente instituições financeiras que concedem crédito.

Comprou um computador para o seu filho e já não funciona? Saiba como agir.

Os equipamentos eletrónicos têm dois anos de garantia legal, ou seja, em caso de avaria do produto dentro deste prazo, o consumidor deve reclamar diretamente ao vendedor, fazendo-se acompanhar do comprovativo de compra.
A lei define quatro vias possíveis para resolução: a reparação, a substituição, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso do mesmo.
Em caso de reparação, a mesma não poderá ultrapassar o período de trinta dias.

Fiz recentemente uma viagem de avião em que o voo se atrasou 4 horas. Tenho direito a receber alguma indemnização? Que direitos estão definidos para estes casos?

Sempre que há incidentes (atrasos, cancelamentos de voos, entre outros), a transportadora aérea tem que informar, prestar assistência e nalguns casos, indemnizar os passageiros, sendo que esses direitos dependem do tipo e duração do facto causador e distância do voo entre o local de partida e o destino final.

Tarifa Social de Eletricidade e Gás Natural: o que muda?

Já entrou em vigor o novo regime de atribuição da tarifa social de eletricidade e gás natural. A partir do dia 1 de Julho, os Consumidores que reúnam os requisitos para serem beneficiários da tarifa social usufruem deste direito de forma automática.
Os Consumidores estarão assim a receber uma comunicação a informar da atribuição do direito à tarifa social. Após a comunicação, o Consumidor dispõe de 30 dias para se opor. Se nada disser, ser-lhe-á atribuído este benefício a partir do mês de Agosto.

ALTERAÇÃO À LEI DAS COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS – O que mudou?

Foi recentemente publicada uma alteração à Lei das Comunicações Eletrónicas com o principal objetivo de reforçar a proteção dos consumidores nos contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas que contenham períodos de fidelização.
As empresas passam a ter que conservar, no caso de celebração de contrato por telefone, a gravação das chamadas telefónicas durante o período de vigência do contrato;