Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães aderiu à Associação de Municípios do Douro Superior

Publicado por AGR/FP em Qua, 2019-01-02 15:42

O município de Carrazeda de Ansiães aderiu à Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), mantendo-se, ao mesmo tempo, na Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana.
“Decidimos aderir também a esta associação de municípios pois achamos que é uma mais valia pertencer também a esta”, frisou ao Mensageiro João Gonçalves, o presidente da Câmara de Carrazeda. A deliberação da Assembleia Municipal carrazedense data do dia 10 de dezembro mas a inclusão só agora foi formalizada.
“Há valências que esta Associação do Douro Superior tem que, por uma questão de continuidade de território, podem ser úteis. Por outro lado, decidimos juntarmo-nos a eles de forma a ganhar escala na área do Douro, sobretudo na área do Turismo. Pertencemos à CIM Douro e já tínhamos alguma afinidade com Moncorvo e Freixo. Agora poderemos fazer candidaturas conjuntas, por exemplo”, explicou João Gonçalves.
Para Nuno Gonçalves, presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, que preside à associação duriense, o objetivo é mesmo “unir” os territórios do Parque do Douro Internacional e do Alto Douro Vinhateiro.
"Trata-se de uma estrutura que integra sete municípios dos distritos de Bragança e da Guarda que se complementam fazendo a ligação entre o Alto Douro Vinhateiro (ADV) e o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e, com a entrada do concelho Carrazeda de Ansiães, a AMDS ganha mais coesão territorial, aumentando a sua oferta turista e economia", adiantou o presidente da AMDS, Nuno Gonçalves.
Com a entrada de Carrazeda de Ansiães, passa para sete o número de concelhos que integram aquela estrutura que tem o rio Douro como elemento natural comum.
"Temos de aproveitar todo o potencial turístico do Douro como via navegável, turística, vinícola e patrimonial, classificado duplamente pela UNESCO no vale do Coa e no ADV", enfatizou Nuno Gonçalves.
A AMDS passa assim ser constituída pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, bem como de Vila Nova de Foz Côa e de Figueira de Castelo Rodrigo.
Já a AMTQ é constituída pelos municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Assinaturas MDB