Bragança

Falta de tabaco na cadeia de Izeda origina protesto dos reclusos

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2018-12-28 17:10

Vários reclusos do Estabelecimento Prisional de Izeda, em Bragança, recusaram-se, ao início da tarde desta sexta-feira, a regressar às celas depois do almoço e incendiaram caixotes do lixo. O protesto está relacionado com a falta de tabaco para venda na cantina, pois a quantidade autorizada já está esgotada. A falta de tabaco poderá prolongar-se até ao dia 31 de janeiro, devido à greve dos guardas prisionais, uma vez que "não faz parte dos serviços mínimos".
Segundo o representante do Sindicato dos Guardas Prisionais, o incidente "foi controlado rapidamente, com os reclusos a regressar às celas". Durante a tarde o clima na cadeia era calmo e os presos estiveram a jogar futebol.
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) nega "em absoluto que se tenha verificado quaisquer incidentes no Estabelecimento Prisional de Izeda", referindo ainda que os reclusos regressaram às celas, após o almoço, "sem qualquer tipo de problemas" e que não houve recurso à força ou à utilização de meios coercivos.
"A única ocorrência anómala, verificada até ao presente momento no Estabelecimento Prisional de Izeda foi a de alguns papéis que foram queimados dentro de um caixote do lixo, situação imediatamente sanada", esclareceu a DGRSP.

Assinaturas MDB