Vimioso

King of Portugal conta com 65 equipas de 17 países

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2018-09-05 18:27

O "King of Portugal" (KOP), que arranque hoje em Vimioso, será uma das edições mais participadas de sempre, com 65 equipas de 17 nacionalidades a mostrarem o que valem até sábado.
 
O diretor da competição, José Rui Santos, afirmou que o número de participantes tem vindo a crescer de ano para ano, porque “os pilotos oriundos de diversas partes do mundo consideram Portugal um país seguro".
 
"No ano passado marcaram presença 51 equipas de 17 nacionalidades. Este ano o número foi superado e fixado em 65 equipas de 17 países. Houve ainda 10 equipas que tiveram de ficar de fora", sublinhou o responsável, considerando que o percurso “já não permite crescer mais”.
 
Por Vimioso vão passar pilotos do Bélgica, Espanha, Itália, Portugal, Israel, França, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Suécia, Alemanha, Polónia, Islândia, entre outras nacionalidades.
 
Segundo a organização, este ano há outras novidades no percurso, como a abertura de novos traçados de elevada exigência e perícia técnica, onde haverá mais pedras e outros obstáculos e pontos de aceleração, e o prólogo, que vai ter 10 quilómetros que vão ligar Vimioso ao Campo de Víboras.
 
José Rui Santos afirmou também que o traçado da KOP desenhado para o primeiro dia da prova no concelho de Vimioso, é mais rápido ao estilo "Baja", com uma extensão de 35 quilómetros, enquanto o traçado programado para sábado é essencialmente técnico, com uma extensão de 24 quilómetros.
"Estes percursos são comuns a todas a categorias presentes em competição, onde já marcaram presença [em anos anteriores] os cinco melhores pilotos do mundo desta modalidade automóvel", frisou.
 
Este ano, o destaque a nível nacional vai para a presença na competição do piloto nortenho Jorge Araújo, atual primeiro classificado no campeonato europeu da modalidade automóvel. Outras das presenças é a de Badinho, piloto de Santa Maria da Feira que lidera o Troféu Ibérico da competição.
"Queremos este ano ultrapassar os cinco mil espetadores que passaram por Vimioso, já que concelho tem características únicas para prática de desportos aventura e natureza, que são aliados da nossa rica gastronomia", disse  o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.
 
Em prova vão estar 65 carros com potências que chegam aos 740 cavalos debitados por motores V8, integrados em quatro classes - Unlimited, Legend, Modified, Stock e UTV's.
A organização da prova é da responsabilidade do Clube NorteX4 e do município de Vimioso.
 
 

Assinaturas MDB