Bragança

Laboratório de Artes da Montanha começa a trabalhar em novembro

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2018-09-26 16:18

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai lançar oficialmente no dia 17 de novembro o Laboratório de Artes da Montanha que será instalado no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CAC) com o objetivo de "investigar a cultura e as manifestações culturais da região. "Fazer a recolha, sistematizar esse trabalhos e disponibilizá-lo ao público", referiu o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.
O projeto já foi aprovado em resolução do Conselho de Ministros no âmbito das medidas de coesão. "O processo está a andar. Já publicamos um edital para recrutar um investigador doutorado para trabalhar na recolha de manifestações culturais na nossa região, e serão contratados mais investigadores", acrescentou o responsável.
O projeto que se pretende venha a ser um laboratório vivo para pôr em diálogo os investigadores do Centro de Investigação da Montanha (CIMO)  e investigadores da área das artes em conjunto com a expressão plástica de Graça Morais. Será ainda palco para a realização de eventos, como workshops e residências artísticas, para atrair artistas de âmbito internacional e "criar um centro das artes", afirmou Orlando Rodrigues.
Por meio do Laboratório serão instituídas várias bolsas de estudo que exigem aos candidatos viver em Bragança e trabalhar diretamente no CAC e no IPB. 

Assinaturas MDB