Terra Quente

Matadouro Industrial do Cachão reabre esta segunda-feira

Publicado por Redação em Sex, 2019-02-15 17:37

O Matadouro Industrial do Cachão (MIC) abre portas na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, depois de sofrer obras de requalificação, anunciou a autarquia de Mirandela, em comunicado.

"Esta requalificação foi feita com a maior celeridade possível para que a estrutura ficasse rapidamente à disposição da região, dada a sua importância, visto que, sem o MIC, a solução para o abate dos animais na região eram os matadouros de Bragança, Vinhais e Miranda do Douro, o que causou grandes transtornos [aos produtores], implicando custos elevados [com deslocações] devido à distância. Também a falta de capacidade de abate desses matadouros fez com que o MIC continuasse a disponibilizar o transporte para fazer a entrega das carcaças mesmo durante o período que esteve fechado para obras", lê-se.

Foi colocada tubagem nova, pintadas paredes, tetos e chão, pintadas as linhas de abate, substituiu-se a ventilação, os eletrocutores e ainda as portas.

A intervenção já estava prevista para iniciar no mês de janeiro mas foi antecipada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que obrigou à suspensão da atividade, apontando causas estruturais relacionadas com a antiguidade da infraestrutura.

De acordo com números do ano anterior, o MIC, no período que esteve encerrado, deixou de abater cerca de 2500 animais.

O Matadouro Industrial do Cachão abate anualmente cerca de 20 mil animais e emprega 26 pessoas.

Assinaturas MDB