Mirandela

Promoção da esquadra a divisão continua a ser uma miragem

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2014-01-29 17:52

O comandante da PSP do distrito de Bragança admite ser “possível” a esquadra de Mirandela ser promovida a divisão, mas também reconhece que essa “decisão política não deverá acontecer a curto prazo”, adiantou Amândio Correia, à margem das cerimónias comemorativas dos 64 anos da PSP de Mirandela, assinalados na passada sexta-feira.
A ideia já não é nova e começou a ganhar alguns apoios, em Maio de 2011, quando foi inaugurada a nova esquadra mais moderna e funcional.
Já nessa altura, o então presidente do Município, José Silvano, solicitou ao titular da pasta da administração interna, o aumento do efetivo de agentes da PSP para que a esquadra pudesse passar a ter a nomenclatura de divisão. O pedido tem vindo a ser reforçado pelo atual autarca, António Branco.
Atualmente, a esquadra destacada tem cerca de meia centena de efetivos coordenados apenas por um oficial (sub-comissário). Em caso de promoção a divisão, implicaria um comissário, pelo menos dois sub-comissários e mais agentes.
Apesar de considerar que a esquadra “tem condições físicas para funcionar como divisão”, o comandante da PSP do distrito de Bragança deixa entender que será uma pretensão difícil de tomar nos próximos tempos. “Num momento de tantas restrições não é fácil aumentar o estatuto da esquadra porque implicaria um aumento do efetivo e de responsabilidade”, afirma.
Aliás, Amândio Correia entende que, primeiro, “é preciso questionar os cidadãos e as entidades políticas da cidade se Mirandela necessita ou não de melhores condições de segurança”.

Tags

Assinaturas MDB