Vinhais

Terceira Bienal Jorge Lima Barreto leva ao palco a ópera ‘Caretos Digitais’

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2018-09-13 10:12

A vila de Vinhais recebe a 3ª Bienal Jorge Lima Barreto “Arte é Vida e Vida é Arte”, entre sexta-feira e domingo, dedicada ao músico, escritor e professor universitário, natural deste concelho, falecido em 2011. Este ano aposta num espetáculo de Ópera,  com um acto por dia a subir ao palco, mas haverá ainda em conferências sobre o nomeado, exposições de arte e workshops. 
A terceira edição da bienal, que pretende ir ao encontro da ‘Aventura Musical’ de JLB trará mais uma vez a Vinhais algumas das personalidades que mais conviveram com o músico, nomeadamente Vítor Ruas.  “Assumindo o compromisso de educar para a criatividade, para a música viva aliada à comunicação estética, para a arte como forma de estar e para a liberdade de pensamento, porque é esta trajetória que JLB seguiu e defendeu com toda a coerência e perseverança”, refere uma fonte do município, entidade responsável pela organização do evento. 
Segundo a câmara de Vinhais a bienal “tem como objetivo contribuir para perpetuar, aprofundar e divulgar o trabalho de Jorge Lima Barreto, como músico, musicólogo, performer, escritor e, acima de tudo, para o estudo e compreensão da arte musical”.  
A bienal abre as portas às 17h00 desta sexta-feira, com uma conferência “A poesia concreta & Jorge Lima Barreto”, com a presença de Feliciano Mira. Serão ainda inauguradas as exposições ‘Singularidades em JLB’, pintura da autoria de Marco Franco e ‘Instalações em Vídeo” de Ilda Teresa Castro.  À noite, pelas 21h30, sobe ao palco o primeiro acto da Ópera “Caretos Digitais”, com as participações de Vítor Rua, Antónia Duarte, Helena Espvall, Nuno Reis e Chris Cutler. 

 

Assinaturas MDB