Atual // Bragança

Centro de noite é a próxima aposta da Santa Casa da Misericórdia

AGR em Qua, 10/09/2014 - 18:45

Inauguradas as novas instalações da Unidade de Cuidados Continuados, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, pela voz do seu Provedor, Eleutério Alves, deixou já a intenção de vir a colmatar uma outra carência no apoio social do concelho de Bragança, com a construção de um Centro de Noite.
“Estamos já a promover os procedimentos normais junto do CDSSB para a abertura de um Centro de Noite na cidade, a pensar em quantos cidadãos que vivem isolados ou dependentes, necessitam de apoio e segurança durante o período da noite”, anunciou aquele responsável.
Eleutério Alves explicou que “hoje há muita gente que vive isolada, que vive sozinha, sem família, pessoas idosas, com problemas de segurança durante a noite, com falta de apoio durante a noite. Este centro vai depender do financiamento. Não vamos pedir dinheiro ao Governo”, garantiu. Para conseguir o financiamento, o Provedor da instituição explicou que a SCMB se vai candidatar “aos programas todos de requalificação”, algo que está previsto no próximo Quadro Comunitário e que o próprio Secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, sugeriu. Quanto a um possível apoio ao Centro de Noite, o governante não se quis comprometer, pois entende que “as pessoas estão fartas de promessas”.
Ainda assim, anunciou que, “brevemente”, a Santa Casa da Misericórdia será chamada a novos desafios.
O Pe. Lino Maia esclareceu que essa colaboração se centrará numa rede Local de Intervenção Social, “para um conjunto de respostas diversificadas”. “Primeiros acolhimentos, primeiros apoios. São respostas de emergência. O documento legal já está pronto. Antes do final do ano já a devemos ter a funcionar. Para já, vão ser selecionados alguns territórios piloto. A nível nacional só no próximo ano estará em funcionamento As IPSS vão prestar serviços de emergência pontuais nas várias comunidades”, explicou.