Atual // Autárquicas'17

Resultados completos do distrito de Bragança

AGR em Seg, 02/10/2017 - 10:56

O distrito de Bragança ficou ontem mais rosa, com o PS a conquistar duas autarquias ao PSD. Macedo de Cavaleiros e Mirandela mudaram de mãos. No caso da cidade do Tua, é a primeira vez que é controlada pelos socialistas. A somar a isso, o PS manteve as cinco câmaras que já governava. Vinhais, Vila Flor, Miranda do Douro, Mogadouro e Alfândega da Fé mantêm-se bastiões socialistas e dão o controlo da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes ao PS.
Em Bragança, contudo, o grande vencedor é Hernâni Dias. Subiu a votação (mais 1500 votos) e conquistou o quinto vereador, algo que  Jorge Nunes tinha conseguido fazer apenas em 2001. Para além disso, com a perda de Macedo e Mirandela, o autarca de Bragança reforça a sua posição dentro do partido a nível distrital.
O PS, apesar de ter subido ligeiramente a votação, foi derrotado em toda a linha na capital de distrito. Perdeu  Santa Comba de Rossas, uma freguesia histórica, e ficou em terceiro na união das freguesias da cidade e não conseguiu recuperar o vereador do independente Humberto Rocha.
Do lado do PSD, Nuno Gonçalves, em Torre de Moncorvo, também se reafirmou, ao vencer a votação para a Câmara em todas as freguesias do concelho. Jorge Fidalgo, em Vimioso, também sai bem destas eleições, assim como Maria do Céu Quintas em Freixo de Espada à Cinta, onde até conquistou a freguesia da vila ao PS. Em Carrazeda de Ansiães, o PSD aguentou a Câmara, apesar do 'assalto' independente.
No PS, Berta Nunes aguentou Alfândega da Fé e segue para um terceiro mandato, apesar de perder a junta da vila; Fernando Barros segurou a Câmara mas perdeu a junta da vila, tal como aconteceu a Artur Nunes em Miranda do Douro. Em Mogadouro, o antigo PSD Francisco Guimarães reforçou bastante a votação face há quatro anos. Em Vinhais, Luís Fernandes conseguiu segurar a Câmara para o PS, apesar de perder um vereador. O PSD reforçou bastante a votação e ficou a apenas 73 votos de fazer mudar o concelho. E segurou a junta de freguesia da vila, apesar de o presidente ter agora concorrido pelo PS.