A opinião de ...

Natal na praça, Páscoa em casa

Segundo o ultimo relatório do IPMA (novembro 2018), a nossa região encontrava-se na sua totalidade em situação de chuva fraca, ou seja, a seca faz parte do passado, tal como o previsto tem chovido com abundância, bem acima dos valores normais. Em contrapartida, o frio tem estado ausente e não se prevê alterações significativas nos próximos dias.
A albufeira da Serra da Serrada que abastece a cidade de Bragança encontra-se a 95.5% da sua capacidade, registando uma forte subida dos valores armazenados desde outubro, o Azibo em Macedo de Cavaleiros armazena 79.7%, a bacia hidrográfica do Douro encontra-se 60.3% da sua capacidade, dados do SNIRH (novembro).
Cenário provável para o Natal e para o final do ano:
Tudo parece indicar que vamos continuar com temperaturas bem acima do normal para a época, o cenário mais provável aponta para o domínio das altas pressões não apenas na nossa região, também no resto do país e boa parte da Europa devido ao estabelecimento de uma vasta área anticiclónica sobre a Península, com pressão na ordem dos 1030hPa que estenderá a sua influência à Europa central.
Como é habitual, altas pressões significam ausência de precipitação e nevoeiros, assim é provável que se inicie a dia 22 um novo período marcado pelo nevoeiro, bastante semelhante ao que tivemos há duas semanas, que poderá ser persistente em alguns pontos em especial nos vales mais profundos da região e no Planalto Mirandês.
O inverno astronómico chegará amanhã às 22:23, mas ainda não trará temperaturas frias a que estamos acostumados, continuaremos com mínimas acima de 0ºC, praticamente sem geadas e máximas em torno aos 10ºC em Bragança, 13/15ºC em Mirandela, 12/14ºC em Freixo de Espada à Cinta, pontualmente poderemos assistir a inversões térmicas.
Este ano e segundo os mapas à presente data, as muitas localidades transmontanas que fazem o seu “madeiro” no Natal, terão tempo seco e fresco, não estará excessivamente frio.
Cabe-me desejar a todos os leitores um Santo e Feliz Natal e umas ótimas entradas em 2019.
Poderão acompanhar diariamente as atualizações de toda a informação na página de Facebook do Meteo Trás-os-Montes.

Edição
3710