Mirandela

Laboratório de sanidade animal fecha no dia 31 de março

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2014-02-13 18:24

O autarca de Vinhais classificou de “um rude golpe” o encerramento do laboratório de Sanidade Animal em Mirandela, previsto desde há alguns meses. “O laboratório dava resposta à parte agrícola e pecuária. Tem técnicos e instalações, não há justificação para ser deslocalizado para o Porto, onde não há estas necessidades”, afirmou Américo Pereira, à margem do encerramento da 34ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, no passado domingo.

O secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira de Brito, que participou no encerramento do certame, deu conta que, como alternativa ao laboratório, pode ser criado um centro de excelência de produtos regionais, um centro de competência ou de valorização para a fileira do azeite ou produção de carnes. Em colaboração com as autarquias e as instituições de ensino superior da região. “A estrutura vai ficar e a área da olivicultura vai manter-se”, garantiu.
A reestruturação da área laboratorial e da área da investigação no país é um projecto que o Governo está a desenvolver, uma vez que existe “um importante número de pólos espalhados por todo o território que têm de ser reorganizados numa estratégia de funcionalidade”, adiantou o governante.

Tags

Assinaturas MDB