A opinião de ...

Não é roubando-lhe algumas das suas bandeiras que se combate o populismo. Pelo contrário, enveredando pelos mesmos caminhos, apenas se confere legitimidade aos respetivos estandartes que, sem qualquer surpresa, a extrema-direita usa e maneja com superior mestria pois foi ali que foram concebidos e promovidos. É conhecida a tentação dos políticos para aderir a medidas populares (Espelho, espelho meu, há alguém mais empenhado no bem-estar de todos do que eu?) sobretudo em períodos eleitorais. Ora esse é um ponto de especial relevância.

Qui, 2019-01-17 17:11

A educação em Portugal tem estado ultimamente em debate, sobretudo no que respeita ao ensino superior e à utilidade ou inconveniência das propinas para os estudantes universitários. Intimamente entrelaçados com esta discussão estão os temas do alojamento e do apoio social. De modo particular chamou-me à atenção a importância do apoio social no suporte de uma formação superior.

Qui, 2019-01-17 17:08
Qui, 2019-01-17 17:06

Antes de terminar o ano findo, Portugal foi o convidado de honra da Feira do Livro de Guadalajara, cujo programa foi para lá da apresentação de livros e escritores. Estiveram igualmente músicos, atores e cientistas. A investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência, Paula Duque foi uma das convidadas. Levou-a ao México a exposição do trabalho que tem vindo a realizar e em que se especializou: o estudo das estratégias desenvolvidas pelas plantas para sentir e responder as condições adversas do meio que as rodeia.

Qui, 2019-01-10 10:02

Neste novo ano, e a convite do Papa Francisco, somos todos convidados a caminhar em direcção à fundamentação missionária, ou seja, re-descobrir a vocação e eleição como dom maior de Deus para cada um de nós. Este processo de re-descobrimento antecede um encontro e, por isso, implica uma profunda conversão e mudança. Não um encontro qualquer, mas aquele encontro que nos transforma, que nos muda, que faz morrer o nosso ‘eu’ velho e nos projecta para um novo estado de ser e de estar. É seguir a proposta de Jesus a Nicodemos: «nascer de novo» (Jo 3, 3).

Qui, 2019-01-10 10:01

Naqueles velhos tempos, lá no longinco Felgueiras de menino e moço, no extinto Externato Infante D. Henrique, propriedade da Família Barros de Moura do saudoso e brilhante deputado Comunista/Socialista, com D. Dulce, matriarca, ao leme, já lá vão sessenta anos, tive os primeiros contactos com a matemática esquisita, com números por cima e por debaixo de um traço, foi-me apresentada a fração, outra forma de dividir as mais diversas contas do mundo numérico.

Qui, 2019-01-03 10:15

O colete é uma peça de vestuário ordinariamente sem mangas. Por isso mesmo um professor de agora não pode dizer como os professores antigamente aos alunos mais brutinhos diziam: os meninos têm uma inteligência de manga de colete.

Qui, 2019-01-03 10:14