A opinião de ...

“Dos Santos ao Natal, inverno natural

O “verão de São Martinho” já lá vai, tivemos na última semana alguns dias muito agradáveis, que muitos agricultores aproveitaram para fazer a apanha da castanha, outros não perderam tempo e abasteceram as suas casas com lenha para o longo inverno que se avizinha. 
Nos próximos dias não se prevê grandes alterações das condições meteorológicas em toda a região transmontana, continuaremos com altas pressões no norte da Europa, pelo que as depressões atlânticas continuarão a chegar, umas atras das outras, garantindo a continuação de tempo instável, com altas probabilidades de precipitação, as temperaturas que se vão registar já serão dignas de um mês de inverno.
Assim, teremos novo período húmido que se pode estender com alguma probabilidade até praticamente ao final de mês, Bragança pode acumular novamente muitos litros de precipitação a somar à muita já caída.
A neve poderá aparecer durante este período nas cotas mais altas da região, não se descarta alguma neve nas serras de Montesinho e Nogueira acima dos 1200 metros.
As temperaturas serão de pleno inverno, em Bragança, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro as máximas não irão além dos 10ºC e as mínimas irão variar entre os 3 e os 6ºC, em Mirandela as máximas serão um pouco mais altas, mas não irão superar os 14ºC e as mínimas vão variar entre os 4 e os 7ºC, não se esperam geadas.
Segundo os dados de outubro do SNIRH, a bacia do Douro encontrava-se a 63% da sua capacidade, sendo que 3 albufeiras tinham menos de metade da sua capacidade em água armazenada, Serra da Serrada (32%), Varosa (34.3%) e Tabuaço (44.6%), não se trata de uma situação preocupante, uma vez que deverá haver uma recuperação importante na atualização de novembro.
Em relação ao acompanhamento da seca, as notícias não podiam ser melhores, uma vez que é expectável que no próximo boletim a ser disponibilizado pelo IPMA, já não estejamos em seca na nossa região.
Podem consultar toda a informação atualizada diariamente na página de Facebook do Meteo-Trás-os-Montes e na próxima semana nova atualização aqui no seu jornal de referência.
Votos de uma excelente semana.

Edição
3706