Diocese

Abertura do Ano Pastoral das SFRJS

Publicado por . em Qui, 2023-09-28 09:30

No passado domingo, as Servas Franciscanas Reparadoras reuniram-se na Casa de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros, para fazer o lançamento do novo ano pastoral da Congregação. Expressando a beleza de pertencer à Família Franciscana, o tema “verte” da celebração do VIII Centenário do Natal de Greccio (1223) e dos Estigmas (1224): “Depositárias de um BEM que humaniza” (cf. EG 264).

A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais. (...) Por isso, é urgente recuperar um espírito contemplativo, que nos permita redescobrir, cada dia, que somos depositários dum bem que humaniza, que ajuda a levar uma vida nova. Não há nada de melhor para transmitir aos outros. (EG, 264)

No início dos trabalhos a Ir. Emília explorou o tema de base para este ano pastoral, debruçando-se, sobretudo, na vivência da pobreza, da vida fraterna em comunidade e da beleza do nosso carisma franciscano.

A Ir. Maria José Oliveira apresentou o logotipo que vai acompanhar a Serva Franciscana neste ano, onde se destacam duas mãos chagadas, a lâmpada do emblema da Congregação e o cordão franciscanano com o tau.

Houve também tempo para algumas orientações ao nível da gestão das comunidades e do projeto comunitário e pessoal.

Apresentaram-se depois as linhas de força para a ação pastoral da congregação neste novo ano pastoral, assim como a calendarização das atividades com o Movimento Eucarístico de Leigos e colaboradores.

Assinaturas MDB