Bragança

Jovem detido por aceder a um telemóvel e tentar extorquir a vítima

Publicado por AGR em Seg, 2024-03-04 11:46

O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Bragança, deteve na semana passada um homem de 20 anos por extorsão e acesso ilegítimo, no concelho de Bragança, anunciou aquela força de segurança, em comunicado.

"Na sequência de uma denúncia a dar conta de uma situação de acesso ilegítimo ao telemóvel da vítima de onde o suspeito retirou imagens com as quais posteriormente praticou o crime de extorsão, os militares da Guarda levaram a cabo diligências policiais que culminaram com o cumprimento de dois mandados de busca, uma domiciliária e uma em veículo, que culminaram com a detenção do homem", lê-se.

De acordo com a mesma comunicação, foi ainda apreendida uma arma caçadeira; uma pistola; duas armas brancas; diverso material informático; seis telemóveis; um quadro motociclo com o número de quadro rasurado.

O detido, que já tinha sido namorado da vítima, foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Bragança.

A realização desta operação contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A GNR sublinha que a denúncia deste tipo de crime "é importante e salvaguarda o direito à identidade pessoal, à cidadania, ao bom nome e a reserva da intimidade da vida privada e familiar e garante a reserva da vida intima dos cidadãos, no seio da família ou da sexualidade, promovendo a investigação e prevenindo este tipo de ilícitos criminais".

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema em causa, nomeadamente sobre a utilização da internet de forma mais segura, e aconselha:
• Não tenha material íntimo no seu telemóvel, este conteúdo pode ser acedido por terceiros e facilmente divulgado;
• Não partilhe conteúdos privados, principalmente com estranhos;
• Não publique fotos íntimas nas redes sociais, estas podem vir a ser utilizadas por terceiros.
• Não apague as conversas e imagens, pois podem servir de prova para identificar os suspeitos;
• Alerte o administrador da rede social para o informar que essas imagens ou vídeos foram publicados sem o teu consentimento, para que as mesmas sejam eliminadas.

A GNR relembra ainda que pode promover a formalização de queixa junto de qualquer órgão da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Judiciária ou do Ministério Público.

Assinaturas MDB