Igreja

Bispo celebrou festa da Senhora do Rosário

Publicado por SDCS em Qui, 2023-10-12 11:04

D. Nuno Almeida presidiu, no domingo, à Festa da Senhora do Rosário, em Rebordãos (Bragança), Unidade Pastoral de São Bento, onde apelou ao cuidado “uns dos outros”.

Na homilia, o prelado pediu orações pela paz em Israel, na Palestina e na Ucrânia e apelou ao cuidado “uns dos outros com a ternura de um jardineiro e a paciência de um vinhateiro, como servidores da alegria do Senhor”, disse.

Tendo presente o Evangelho do domingo, D. Nuno incentivou a que se faça “desenvolver em cada pessoa tudo o que há nela de verdadeiro, de belo, de bom, de justo e de puro, para que cada um cresça como filho de Deus e irmão de todos e dê frutos de amor, de alegria e de paz”.

Comparando a vinha de que falava o Evangelho a “todo o Santo Povo de Deus”, “podemos dizer que esta Vinha é a Igreja e o Mundo, chamados a transformar-se em sinal e lugar do Reino de Deus”.

“Nós não somos os donos disto tudo! Não. A vinha é do Senhor. A Igreja não é nossa. Nós é que somos da Igreja. O mundo não é nossa propriedade. É a nossa Casa Comum. Qual é então a nossa missão? É a de cuidar, com amor, da Vinha do Senhor. Somos cuidadores uns dos outros. Nós, (bispo, pároco, pais, avós, catequistas, educadores e professores), somos chamados a cuidar com amabilidade dos outros (paroquianos, dos fiéis, dos filhos, dos netos, dos catequizandos, dos alunos), não como donos, mas como cultivadores e colaboradores, no trabalho da vinha do Senhor. E vós, crianças e jovens: também sois cuidadores deste mundo, da vida da Igreja, da família, dos amigos”, destacou D. Nuno Almeida.

O prelado sublinhou também que “tal como no trabalho da vinha, a nossa missão é um serviço realizado em clima de alegria e de festa”. “Não podemos olhar para a Catequese, para a Eucaristia, para a vida e para o trabalho em comunidade, como um fardo, uma obrigação, um peso, uma tortura, uma penitência, mas como uma graça, uma oportunidade, uma chance, uma fonte de alegria. Eis por que o nosso Plano Diocesano de Pastoral vai, certamente, insistir nesta marca da alegria”, disse.

D. Nuno Almeida explicou ainda que “quando rezamos o rosário, contemplamos a Cristo com e como Maria”. “Quando rezamos o Rosário, sintonizamos com o olhar e as atitudes de Maria: Aprendemos Cristo de Maria, configuramo-nos a Cristo com Maria, suplicamos a Cristo com Maria, anunciamos Cristo com Maria”, precisou.

“Aprendamos de Maria, Senhora do Rosário, a cuidar uns dos outros com a ternura de um jardineiro e a paciência de um vinhateiro, como servidores da alegria do Senhor”, pediu o prelado de Bragança-Miranda.

A eucaristia foi animada liturgicamente pelo Grupo Coral Emídio Garcia (constituído por alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia), de Bragança.
Seguiu-se um lanche comunitário, oferecido pela Junta de Freguesia, a toda a população.

Assinaturas MDB