FUTEBOL DISTRITAL

Bragança goleia Estudantes em jogo marcado pela lesão grave de Bolaji (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-10-30 16:52

Vitória clara e merecida do Grupo Desportivo de Bragança, que venceu, este domingo, o rival citadino Estudantes Africanos, por 5-0, reforçando a liderança isolada na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança, com um pleno de vitórias, após cinco jornadas realizadas.

A equipa de Nuno Gonçalves entrou determinada em confirmar o favoritismo atribuído e, aproveitando o visível nervosismo da equipa africana, acabou por marcar, logo ao minuto 4, por Kika. O avançado canarinho quebrou o nulo com um golaço de meia-distância, não dando nenhuma hipótese ao guarda-redes Marcelo.

Impulsionados pelo golo madrugador, a equipa da casa voltaria a marcar ao minuto 10, novamente por Kika, ao desviar de cabeça o cruzamento bem medido de Hélton.

Aos 34’, o defesa central Passas subiu à área e, de cabeça, deu o melhor seguimento a novo cruzamento de Hélton.

Decorridos dois minutos, aos 36', Bolaji marcou o quarto golo, num remate à entrada da área, acabando por lesionar-se gravemente no tendão rotuliano, no seguimento do salto acrobático que efetuou, saindo do relvado em ambulância.

Após esse momento de infelicidade, a equipa da casa tirou o pé do acelerador, acabando por fechar as contas no Municipal, aos 89', por Passas, na sequência de um canto apontado por David.

Após o apito final, o treinador dos canarinhos, Nuno Gonçalves, mostrou-se visivelmente abatido com a lesão de Bolaji. “É normal que a equipa tenha baixado o rendimento após a lesão do Bolaji, que não é apenas um colega de equipa, mas também um amigo. Esperamos a sua recuperação rápida e ele sabe que pode contar com a ajuda de todo o grupo. Não posso afirmar o tempo de ausência do Bolaji, mas é certo que ele será operado.”

Na análise à partida, Nuno Gonçalves reforçou a importância de manter o ciclo de vitórias. “Entrámos muito bem, tornando o jogo fácil contra uma equipa que apresenta sempre algumas dificuldades. Mais importante do que o resultado é conseguirmos vencer; vamos na quinta vitória consecutiva e o objetivo é triunfar em todos os jogos em que nos apresentamos.”

Do lado dos Africanos, José Alves, mostrou-se resignado com o desfecho do encontro. “A minha equipa sentiu muito a responsabilidade da partida, com uma entrada muito nervosa, sendo que terá sido uma das melhores fases iniciais do Bragança desta época. A formação da casa demonstrou toda a sua experiência contra uma equipa que não está habituada a estes ambientes, o que deu o tónico necessário para uma excelente primeira parte do adversário”.

Apesar da derrota, José Alves acredita que partidas com este nível de dificuldade permitem dar experiência ao seu plantel. “Estes jogos acabam por contribuir para o nosso crescimento, apesar da derrota pesada, mas é necessário que os jogadores estejam preparados para jogos com este grau de dificuldade. É um resultado duro, mas devemos ter em conta a qualidade do adversário, sendo que a minha equipa pagou pela sua inexperiência. Agora é levantar a cabeça e continuar a ser resilientes, aproveitando o melhor que estes jogadores podem oferecer ao jogo."

A lesão de Bolaji mereceu também o comentário de José Alves. “Foi uma situação lamentável, nunca é bom ver alguém a sair lesionado, ainda por cima a festejar um golo. Desejo rápidas melhoras ao Bolaji, o qual é um jogador que faz falta ao campeonato”.

Deste modo, o Bragança lidera invicto com 15 pontos, enquanto os Africanos seguem no oitavo posto, com 4 pontos.

Na próxima jornada, o Bragança visita o Leão Negro, ao passo que os Africanos jogam no Campo do IPB com o Argozelo.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB