Diocese

D. Nuno Almeida presidiu à Assembleia Geral do Clero e ao aniversário da dedicação da Catedral

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-10-12 11:12

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, presidiu, na passada sexta-feira, à Assembleia Geral do Clero bem como à celebração eucarística que assinalou o 22.º aniversário da dedicação da Catedral, em Bragança.

Dirigindo-se aos sacerdotes da diocese, D. Nuno Almeida lembrou “como são sábias as palavras do Papa Francisco: ‘Mais do que o ateísmo, o desafio que hoje se nos apresenta é responder adequadamente à sede de Deus de muitas pessoas, para que não tenham de ir apagá-la com propostas alienantes ou com um Jesus Cristo sem carne e sem compromisso com o outro. “Se não encontram na Igreja uma espiritualidade que os cure, liberte, encha de vida e de paz, e ao mesmo tempo os chame à comunhão solidária e à fecundidade missionária, acabarão enganados por propostas que não humanizam nem dão glória a Deus’ (EG 89)”.

O prelado sublinhou que “urge oferecer um lugar privilegiado aos pobres na comunidade e ao imperativo evangélico de cuidar a fragilidade”. “O mundo da pobreza (carência de bens essenciais e materiais) e das novas pobrezas (solidão, dependências, doença, luto, separação conjugal, ignorância religiosa, exclusão social, etc.) reclama a atenção de uma comunidade “pobre de meios, mas rica no amor”.

Não basta falar de Deus, mas é preciso deixar Deus falar (DCE 31 c) pelo testemunho do amor gratuito, ou através da sublime “arte cristã de amar”, caraterizada pelo amor místico, realista, oblativo e belo. Nisto conhecerão que somos realmente discípulos missionários”, precisou.

Por outro lado, D. Nuno Almeida anunciou que o Plano Pastoral 2023/2024 “será apresentado na manhã do primeiro sábado do advento (dia 02 de dezembro)”, em princípio na Catedral.

“A partir desta semana, recomeçam as reuniões arciprestais com o clero. Em cada reunião arciprestal, procuremos:
1. Reconhecer e registar aspetos da vida social e religiosa que revelam mudanças importantes.
2. Apontar elementos para interpretar a vida social e pastoral em mudança a partir da Palavra de Deus e do Magistério do Papa Francisco, especialmente da EG, do Sínodo, etc. Há que ter presente a visão de Igreja e o respetivo modelo pastoral.
3. Decidir sobre um objetivo geral para o próximo triénio, bem como metas para cada ano e prioridades de ação”, revelou D. Nuno Almeida.

Visita Pastoral começa em janeiro

A partir de janeiro de 2024, começa a visita pastoral. “Seguiremos o itinerário de D. José Cordeiro. Este ano pastoral, a visita pastoral percorrerá o arciprestado de Bragança. Procuraremos que seja visita sinodal e evangelizadora”, disse o prelado.

Comunidade Franciscanos Capuchinhos na diocese

D. Nuno Almeida anunciou, ainda, estarem em curso negociações para receber na diocese de Bragança-Miranda uma comunidade de Franciscanos Capuchinhos. “Tudo está bem encaminhado para que, a partir de 12 de novembro, tenhamos uma comunidade dos Franciscanos Capuchinhos na nossa diocese. Visitámos a Casa Paroquial de Argozelo, que será a sua primeira residência”, explicou D. Nuno Almeida.

Será uma “Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado” (FIPA) dos Capuchinhos.

“Por três anos, oferecem a sua presença, colaborando, segundo o carisma que lhes é específico, com a Igreja Local, por exemplo, na celebração dos sacramentos, na formação bíblica do povo de Deus, na pastoral juvenil-vocacional, na pregação e na visita aos idosos e doentes”, explicou o prelado.

Constituída por três Irmãos a tempo inteiro, de 2023 a 2026, a FIPA, estará presente na diocese de Bragança-Miranda, onde procurará ser um sinal franciscano da presença de uma “igreja pobre para os pobres”.

A FIPA é também responsável pela coordenação das atividades da Missão Evangelizadora Itinerante (MEI), privilegiando a área da diocese onde estiver inserida.

Nesta assembleia, foram eleitos os órgãos do Instituto Diocesano do Clero. O presidente será o Vigário Geral (que neste momento é Mons. Adelino Paes). A direção do IDC conta, ainda, com o Vigário do Clero, que ainda não foi nomeado. Foram ainda eleitos para a direção o Pe. Calado Rodrigues, o Pe. Rufino Xavier e o Pe. Paulo Pimparel.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos o Pe. José Ribeiro, o Pe. José Carlos Martins e o Pe. Bento Soares.

O IDC tem por missão cuidar e zelar pelos clérigos, a formação e a administração do património próprio.

Assinaturas MDB