FUTSAL FORMAÇÃO

Sub-17 e Sub-15 da Arnaldo Pereira com desempenhos distintos nas Taças Nacionais

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-03-18 12:43

A Escola Arnaldo Pereira iniciou este domingo a sua campanha nas Taças Nacionais de formação de futsal, competindo nas provas de Sub-15 e Sub-17, com resultados distintos.

O pontapé de saída ocorreu nesta manhã de domingo, no Pavilhão da Coxa, em Bragança, onde a formação de juvenis perdeu frente ao SC Braga por 2-6, no jogo da 1.ª jornada da prova nacional de Sub-17. 

Já a formação de Sub-15 iniciou a competição com o pé direito ao vencer no reduto do Póvoa Futsal, por 1-2, com golos de Rodrigo e André.

No encontro da competição juvenil, os visitantes começaram o jogo com uma intensidade elevada, surpreendendo os brigantinos, que sentiram dificuldades em contrariar as rápidas movimentações ofensivas dos bracarenses, sendo penalizados com o golo inaugural aos 4 minutos, por Daniel Oliveira, na sequência de uma jogada de insistência.

Um minuto depois, Pedro Rodrigues aumentou para 0-2, num lance onde o guarda-redes Gabriel Costa não teve a melhor abordagem ao remate do jogador do Braga. Pouco depois, aos 6 minutos, Hugo Sousa elevou para 0-3 e, aos 12, Tomas Oliveira explorou a sua capacidade técnica para fixar o resultado em 0-4 ao intervalo.

No recomeço, o ritmo manteve-se com o Braga a ampliar a diferença aos 23 e 30 minutos, com golos de João Guimarães e Daniel Oliveira, respetivamente.

Inconformados, os brigantinos lutaram para dar uma imagem mais condizente com o seu real valor e reduziram a diferença nos minutos finais, aos 37 e 39 minutos, com Rafa e João Afonso a deixarem a sua marca no encontro.

No final da partida, o treinador da Escola Arnaldo Pereira, Hugo Martins, sublinhou a diferença entre a experiência vivida no distrital e as exigências do nacional. “A intensidade da equipa do Braga é muito alta, aliada à facilidade com que trocam de jogadores e não se notam quebras de rendimento, mas acredito que estivemos aquém nos momentos iniciais da partida. O Nacional é uma competição exigente na qual a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento destes atletas, sendo que todos os meus jogadores contam nesta competição.”

Acrescentando que “a nossa realidade é completamente diferente, onde disputámos a fase do distrital com outro grau de dificuldade, mas, além disso, as regras parecem diferentes, notando-se que a arbitragem por vezes não parece acompanhar as exigências da competição”.

Por outro lado, o técnico bracarense, Carlos Duarte, admitiu desconhecer a formação brigantina e traça como objetivo atingir a Final Four. "Não conhecíamos a equipa adversária, mas sabemos o nosso valor e esperávamos vir cá e lutar pela vitória. Correu bem, mas no final desleixámo-nos. O nosso objetivo é chegar o mais longe possível neste torneio e os objetivos são sempre estar na fase das decisões, ou seja, chegar à final four."

Na próxima jornada, marcada para o dia 23 de março, os Sub-15 da Arnaldo Pereira recebem o Santa Luzia, enquanto os Sub-17 brigantinos jogam, no dia seguinte, na Maia.

Foto Arquivo: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB