Cultura

Máscaras de Pinela usadas numa curta nomeada para prémio em Los Angeles

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2021-08-18 10:34

Máscaras da autoria de Alex Rodrigues, presidente da junta de freguesia de Pinela, em Bragança, foram usadas na curta-metragem "A entrevista", nomeada para três prémios, nomeadamente o Los Angeles Independent Short Awards 2021, na categoria 'Best Student Short'.
O realizador da curta é António Paula, cuja família é oriunda da aldeia de Vila Meã, no concelho de Bragança. O filme está inserido num projeto de alunos de cinema da Universidade Católica Portuguesa e foi rodado no Porto e em Braga.
Alex Rodrigues está muito satisfeito por ter participado como artesão e por partilhar o seu trabalho artesanal através das máscaras, levando Pinela e de certa forma as suas tradições (Caretos), ao mundo cinematográfico. “É um projeto de cinema interessante, fora da caixa, que acaba por divulgar o nosso artesanato e a nossa cultura”, explicou Alex Rodrigues ao Mensageiro.
O realizador, António Paula, é apaixonado pela cultura transmontana, pelo que tentou transpor alguns aspetos para a sua curta-metragem, que é baseada numa histórica verídica, com uma base ficcional. “Trata-se de uma história do tio-avô de um amigo meu, que era padre e esteve em África muitos anos e que quando regressou a Portugal foi para Mogadouro, onde era pároco numa aldeia”, revelou o realizador.
O enredo deste ‘thriller’ psicológico anda em torno de um jornalista que está a investigar a vida desse padre e acaba envolvido numa série de peripécias.

Assinaturas MDB