Nordeste Transmontano

Três deputados do distrito de Bragança eleitos por outros círculos

Publicado por AGR/FP/FP em Qui, 2024-03-14 15:45

Para além dos três deputados a que tem direito no seu círculo eleitoral, o distrito de Bragança elegeu três outros deputados, ainda que por círculos diferentes, Edite Estrela, Ricardo Lino (ambos do PS e ambos repetentes) e Óscar Afonso (em estreia pela AD).

Edite Estrela repetiu a eleição pelo círculo de Lisboa, ela que é oriunda de Belver, no concelho de Carrazeda de Ansiães. É uma das figuras históricas da Assembleia da República, onde exerceu o cargo de vice-presidente na Legislatura que agora termina “Na noite eleitoral, Bragança teve o merecido destaque mediático por esta singularidade: foi o único círculo eleitoral dos 20 já apurados (falta apurar os círculos da Europa e fora da Europa) em que o Chega não elegeu nenhum deputado. Estão de parabéns os meus conterrâneos”, começou por dizer ao Mensageiro. “Para além de pertencermos ao Reino Maravilhoso de Miguel Torga, temos o privilégio de, ao longo dos tempos e também neste ano especial em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, termos conseguido uma considerável representação na Casa da Democracia. Somos um grande distrito”, concluiu.

Ricardo Lino foi reeleito por Coimbra. “É uma consequência do trabalho que foi sendo feito”, refere. “Há dois anos, a conjuntura interna também era outra, entretanto, fui eleito presidente da concelhia de Coimbra do PS e foi com alguma naturalidade que subi um pouco na lista”, acrescenta o deputado, de 42 anos de idade, que estudou em Mirandela até ao 12º ano, mas fez todo o seu percurso académico na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Arqueologia e História, e onde atualmente reside com a família.

Da experiência vivida nos últimos dois anos na Assembleia da República, Ricardo Lino contabiliza aspetos positivos, mas outros, nem tanto. “Positivo foi a grande honra e satisfação pessoal que tive em servir o meu país e dar o meu contributo pelo partido. A parte menos positiva, sendo sincero, é o pouco tempo que tenho disponível para a minha família e nomeadamente o pouco tempo que tive para ir a Mirandela. Estive pela primeira vez na minha vida, largos meses sem poder visitar Mirandela, o que me custou um pouco pela família que ainda aí tenho e pelos amigos”, conta.

Já Óscar Afonso, natural de Sendim, em Miranda do Douro, é o Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Estreia-se nestas andanças, tendo sido eleito em quarto lugar pelo círculo do Porto. “Naturalmente, pelas mais variadas razões, outros transmontanos foram eleitos em distritos que não os de origem, como foi o meu caso”, disse, em declarações ao Mensageiro.

Assinaturas MDB