Bragança

Bloco de Esquerda quer novo canil

Publicado por AGR em Qui, 2021-09-09 09:18

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Bragança, André Xavier, defende a criação de um canil municipal pois entende que "o canil intermunicipal de Vimioso não dá conta do recado".

"As câmaras continuam com total indiferença quanto a isto. Defendemos a esterilização permanente [dos animais], durante todo o ano e não apenas de quatro em quatro anos, em período de eleições. O problema tem de ser tratado com seriedade porque a questão dos animais errantes atravessa todos os concelhos. Se apostarmos numa forte campanha de esterilização não haverá tantos abandonos. Também defendemos um canil municipal de recolha e abrigo aos animais porque já vimos que o que está localizado em Vimioso não dá conta do recado para quatro concelhos", frisou André Xavier, numa conferência de imprensa realizada nas margens do rio Fervença.

"Estamos aqui num local simbólico, ao pé do rio Fervença. Os nossos rios são focos de poluição e decidimos fazer aqui esta ação", explicou.
André Xavier apontou ainda baterias aos baixos valores de reciclagem e à mina em Calabor, prevista pelos espanhóis.

"No âmbito da reciclagem, não vemos grandes avanços. Temos entre dez a 15 por cento de reciclagem feita pela população. Não há sensibilização. Temos 16 mil toneladas de lixo e pouco mais de 1400 são devidamente triadas. Defendemos uma maior sensibilização. Atribuição de manuais ou mesmo uma linha de apoio.

Querem instalar uma mina a céu aberto em Calabor. Isso vai afetar o nosso concelho. Somos solidários com os movimentos populares contra a mina", frisou

Assinaturas MDB