Mário Lisboa

O burro, meu grande amigo segundo dizem, é um animal inteligente

O burro sempre utilizado ou como meio de transporte e hoje é o do leite de burra que surgem alguns dos melhores produtos da dermocosmetica pelo mundo.
Ao longo da minha vida, fui- me cruzando com alguns de facto e pensei o que é que me distingue. Algumas pessoas pararam de ler aqui, por se pensarem; pouca coisa te distingue .
Na verdade convenhamos que o burro até consegue ter mais força de que eu, andar mais tempo do que eu e fazer uma série de coisas melhor do que eu.
Mas , há algo que me distingue. E a si?


Sénior idade

“Esses governos ensinam a não fazer nada”. Esta frase curta e singela, clara e limpa, de hipocrisia desprovida do servil “politicamente correcto”, daqueles que se vão orientando no regime em vigor, saiu solta, como a água que brota cristalina da nascente.


O transporte aéreo nos Açores sustentáculo do modus vivendi dos residentes e enorme prazer dos visitantes.

Estivemos nos Açores nos finais do mês de Março , mais propriamente em Ponta Delgada - ilha de São Miguel .
Fomos na Sata , num excelente avião com uma tripulação muito simpática o que nos proporcionou uma viagem de pouco mais de 1 hora e 45 minutos de voo.


A maioria dos ricos não sente a amargura dos pobres

Muitos ricos, indiscutivelmente, enriqueceram com as suas iniciativas, com a sua visão e também com o esforço e trabalho dos seus colaboradores.
Outros, roubaram simplesmente e se não roubaram herdaram, muitas vezes de quem roubou, como disse São Jerónimo. De resto, quem honestamente trabalha uma vida inteira nunca fica rico. A mim pouco me importa que os ricos sejam ricos, o que muito me aflige é que os pobres sejam cada vez mais pobres, que vivam neste nosso país em condições miseráveis, indignas de um ser humano.


Em defesa de trás-os-montes

Em 20 de Novembro de 2018 a fazer cinco Anos a esta parte enviamos ao Exo. Sr. Presidente da Câmara de Chaves, uma informação / Proposta com o título de uma melhor funcionalidade do Aeródromo Municipal de Chaves.
Dessa informação transcrevemos às partes mais significativas , como:
“A sua pista é muito curta, em termos de comprimento, só tem 857 metros de espaço funcional, precisa de ser aumentada de 1000 metros para sul, no sentido de Vidago , Pedras Salgadas.


A inoperacionalidade do Aeródromo Municipal de Alijó(chã).

Em 2002 por convite do então Presidente do Município fomos convidados para assumirmos o cargo do Aeródromo em título, função que aceitamos, com a maior determinação, pois conhecíamos com a maior determinação , pois conhecíamos os antecedentes históricos daquela infra-estrutura aeronáutica.
Nesta missão, que começou do zero, fomos acompanhados pelo Sr. Fernandes, presidente da Junta da chã e que ainda agora desenvolve com grande competência às suas obrigações políticas com a Chã e o concelho de Alijó.


A cidade de Chaves e a imperiosa urgência de ser melhorado o seu aeródromo.

Alguns aeródromos regionais em Trás-os-Montes estão um pouco abandonados.
Um destes é sem dúvida o de Chaves, apesar de ter condições naturais invulgares para um desenvolvimento sustentável , mas para tal necessita de um Plano Director do Aeródromo que abranja as seguintes áreas:
1. A pista é de asfalto, mas precisa de ser repavimentada, bem como toda a aérea de parqueamento das aeronaves.


Foi fácil fechar as linhas férreas Para quando a reactivação do caminho

Estavamos em setembro de 1959, data em que começamos a utilizar a linha do corgo , que principiava na Régua e seguia por VilaReal , passando por todas as localidades até a cidade de chaves .
Era sem dúvida o melhor meio de transporte colectivo que ligava a linha do Douro na Régua até Campanhã no Porto , onde era fácil conseguir para Lisboa , as ligações necessárias e também para todos os distritos a Norte da cidade do Porto .


A Utad como instituição necessária ao desenvolvimento de cursos (especialidades) do meio Aeronáutico nacional.

É do conhecimento público o excelente trabalho que a Utad vem exercendo na investigação e na forma dos  mais variados vectores dos programas do Ensino Superior que ali são ministrados cotando- se como uma Escola de referência .
Assim , s sua actividade em toda a região transmontana e Duriense , desde a Agropecuária até outras Áreas de vivência actual .
Na sequência da sua funcionalidade , a UTAD , poderia desenvolver licenciaturas em cursos relacionados com o meio Aeronáutico, como acontece , na universidade da Beira Interior com sede na Covilhã .


Assinaturas MDB