Jorge Novo

Daí lavo as minhas mãos

Um mundo diferente não pode ser construído por pessoas indiferentes, citando Peter Marshall.
Por isso, percebida nos relatos do Evangelho da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a atitude de Pôncio Pilatos - “daí lavo as minhas mãos” -, com o receio de voltar contra os romanos a elite eclesiástica do judaísmo, evitando pronunciar-se sobre a pena a aplicar, ainda que denotasse a possibilidade de estar inclinado ao indulto, terá levado a deixar andar o processo no sentido da crucificação de Jesus.


Efeito Cinderela

O ‘efeito cinderela’ parece não querer largar o Parque Natural de Montesinho (PNM) pois de tempos a tempos se vê garroteado e até ameaçado, impedindo-o de existir tranquilamente.
O PNM é descendente de um rico e excelso território de montanha e mancha verde, com cerca de 75 mil hectares de grande beleza, biodiversidade e riqueza.
Foram os seus habitantes, ao longo de séculos que o criaram, antes de qualquer instituição legal como área protegida, e habituaram-se a cuidar dele e a preservá-lo, numa vivência saudável e respeitadora com os animais e a natureza.


A Cuidadania

1. Passar da cidadania à “cuidadania”, à luz dos acontecimentos que têm marcado o caminho da humanidade, desde março do pretérito ano até hoje, deveria ser um dos eixos principais a assumir, individual e coletivamente na nossa vida em sociedade.


O valor da verdade

Não é por haver cada vez mais fake news, clik baits, utilização de playbooks propangandísticos e campanhas de influência e manipulação, massivas e persistentes, locais, nacionais e globais, qual combustível para o sectarismo e para ignorância, que a verdade deixará de ser um valor que tanto o Homem, individualmente considerado, como a sociedade, no seu conjunto, mais aspiram.


As lições de Merkel

Max Weber traçou três qualidades determinantes do Homem político: paixão, sentido de responsabilidade e sentido de proporção. Com certeza que a maioria de nós reconhece que Angela Dorothea Kasner Merkel, Chanceler da Alemanha desde 2005, pelo partido União Cristã Democrata – CDU, tenha sido quem mais as evidenciou no dealbar deste séc. XXI, constituindo-se como uma das personalidades mais marcantes e com mais influencia na Europa e do mundo.


O País Exaurido

Passadas as festas e entrados no novo ano, não sem antes se ter deglutido as tradicionais passas, qual gesto eivado de superstição e elo de intercessão para o favorecimento divino dos sonhos e anseios pessoais, familiares e comunitários, eis-nos novamente entregues às vicissitudes do devir existencial.


Todos Ao Pagamento - TAP

São mais de 3,7 mil milhões de euros, a fazer fé nos números avançados em conferência de imprensa pelo Ministro Pedro Nuno Santos, para garantir a viabilidade da TAP Air Portugal, uma das nossas companhias de bandeira, que levantou voo no mundo da aviação a 14 de março de 1945 (chamando-se também na altura TAP – Transportes Aéreos Portugueses...) e que, no ano de 2019, de braços abertos ao mundo, ultrapassou os 16 milhões de passageiros transportados num só ano!


Assinaturas MDB