A opinião de ...

O ano de 2025 foi de grandes mudanças no distrito de Bragança. Desde logo, por força das eleições autárquicas realizadas em outubro, que provocaram duas alterações de fundo nas Câmaras de Bragança e Macedo de Cavaleiros.
Se no concelho macedense, a alterância chega ao fim de oito anos de governo socialista, em Bragança foi o PS, com Isabel Ferreira, a chegar ao poder 28 anos depois.

Qui, 12/18/2025 - 10:45

Confrontado com as dúvidas e reservas colocadas por alguns, poucos, leitores do Mensageiro, geradas pela hipótese absurda, aventadas no final da crónica da semana passada sobre processo da eleição do próximo presidente da república, nas quais houve quem visse um convite assolapado para não votar, pela oportunidade e importância do assunto em causa, volto a ele para tentar esclarecer essas dúvidas.

Qui, 12/18/2025 - 10:37

Chegaram sonhos … sonhos às miríades!
É tempo de grande agitação.
E tantos sonhos, lindos sonhos tríades
– Festa, Amizade e Oração –
Acordaram a solidariedade
Que todos os anos revivesce,
Por esta ocasião.

É nesta ocasião
Que mais se apela à caridade
Para quem vive coberto de trapos
E, à porta dos que muito têm,
Dorme no chão, em cima de farrapos,
Perseguido pelo frio
Que lhe vem do ar da noite
E da humidade daquele chão,
Enrolado num puído cobertor
Sobre um esfarrapado e pútrido cartão.

Qui, 12/18/2025 - 10:32

Eis um dos principais paradoxos na vida democrática local: as reuniões de Câmara Municipal são, legal e politicamente, o coração da governação, o local onde se tomam as decisões mais críticas sobre o nosso quotidiano – o preço da água, a aprovação de obras, a gestão dos resíduos, a proteção civil, etc.
No entanto, para a maioria dos cidadãos e, infelizmente, para muitos órgãos de comunicação social, as sessões camarárias parecem ser um acontecimento irrelevante, uma espécie de ritual fechado.

Qui, 12/18/2025 - 10:31

QUESTÃO-“… possibilidade legal de tributação de diversos donativos financeiros no âmbito do Imposto do Selo …”

Qui, 12/18/2025 - 10:13

Quatro factos motivam-me a escrever estas reflexões: 1) a cultura predatória, neofascista e neoimperialista de Trump e de Putin; 2) o impedimento das mulheres em acederem ao diaconado cristão católico; 3) o projecto de alterações à Lei Laboral sem cumprimento das regras da concertação social; 4) os pós-debates dos debates dos candidatos às eleições para Presidente da República (PR).

Qui, 12/18/2025 - 10:02

Há decisões que passam despercebidas nos corredores de Lisboa, mas que fazem tremer terras inteiras deste lado da raia. O anúncio do fim da distribuição de jornais pela VASP em vários distritos do Interior, entre eles Bragança, é uma dessas decisões silenciosas que, no entanto, gritam. Gritam pela ausência, pela invisibilidade a que votam os territórios que teimam em existir longe dos grandes centros.

Qui, 12/11/2025 - 19:29

1.º Volto a este assunto, por três razões.

Qui, 12/11/2025 - 19:28

Está cumprida mais de metade da série de debates, do todos contra todos os candidatos a presidentes da república para o próximo mandato, que se segue ao massacre selvagem, sem dó nem piedade, a que foram sujeitos os eleitores durante o ano de 2025, com entrevistas sem fim, eleições e mais eleições, numa cadência tal que não dava para respirar, durante as quais, assim como muito do que se disse nunca deveria ter sido dito, pela mesma razão, também, tudo o que fico por dizer deveria ter sido dito, assim houvesse alguém com a lucidez, coragem e sentido de estado para o dizer.

Qui, 12/11/2025 - 19:26

Há muitos portugueses a perguntar quais as razões, objectivas, que levaram as 2 centrais sindicais a convocarem a greve geral.
Mas, de facto, há muitas razões para esta greve geral.
Vejamos algumas.
Os rendimentos dos portugueses, em 2025, aumentaram em relação aos rendimentos de 2024.
Por isso, em 2025, os portugueses tiveram mais dinheiro, no bolso, do que em 2024.
Em 2024 os rendimentos dos portugueses aumentaram em relação aos de 2023.
Em 2023 ganhou as eleições legislativas a coligação PSD|CDS.

Qui, 12/11/2025 - 19:22

A água é um problema cada vez maior. Sobretudo, a falta dela.
No início de agosto de 2025, mais de 51% dos solos na Europa e na bacia do Mediterrâneo estavam afetados, com 7,8% em estado de alarme e 38,7% em alerta.
Os registos satélite mostram que a percentagem de água no solo é cada vez menor nos países do sul da Europa, de Portugal à Turquia. Basicamente, o deserto está a avançar para norte e Portugal está no meio do caminho.
Os períodos de seca são cada vez mais prolongados, as temperaturas cada vez mais altas.

Qui, 12/04/2025 - 10:06

Nas últimas semanas, a propósito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Novembro, assisti a um fenómeno quase antropológico: um país cronicamente dividido em tudo que descobriu, de repente, um raro objecto de consenso nacional. Não foi a data, nem o seu significado que continuam a suscitar as indignações do costume. Foi a figura de Ramalho Eanes, celebrada com uma unanimidade que só surpreende quem nunca reparou no que distingue um estadista dos muitos ex-qualquer-coisa que insistem em revisitar o passado à procura de protagonismo.

Qui, 12/04/2025 - 10:05

Por interesse pessoal e pela oportunidade do tempo social que ocorre, obtive o texto Discurso e Mudança Social, de Norman Fairclough, linguista britânico, professor emérito na Universidade de Lancaster, cofundador da Análise Crítica do Discurso. Trata-se de uma tradução do texto inglês, efetuada por uma equipa coordenada por Izabel Magalhães, da Editora da Universidade de Brasília, com data de 2001, Pp. 88-90.

Qui, 12/04/2025 - 10:03

O programa E-Lar está de volta a partir do dia 2 de dezembro, podendo ajudar as famílias a substituir fogões, fornos, esquentadores e caldeiras a gás por alternativas elétricas mais eficientes. Depois de a primeira fase ter esgotado 30 milhões de euros em apenas seis dias, chega agora um reforço de 51,5 milhões, aprovado pela Comissão Europeia no âmbito do PRR.

Qui, 12/04/2025 - 10:02

Como que nascida do nada, a recente polémica vinda a público, sobre a validade e a licitude das escutas que levaram à demissão do Dr.

Qui, 12/04/2025 - 09:55

Recentemente apareceram uns cartazes com uma frase que causou grande polémica, não propriamente pelo que a mesma afirmava, pois tal é óbvio e indesmentível, “Portugal não é o Bangladesh” mas, no meu modesto entender pela ausência de uma palavra, como mais adiante explicarei. Entretanto, vamos lá ao Bangladesh.

Qui, 12/04/2025 - 09:53

Muito antes das previsões meteorológicas baseadas em dados recolhidos por satélites e de aplicações no telemóvel, os marinheiros confiavam num curioso dispositivo para prever o estado do tempo, denominado barómetro de tempestade, ou storm glass. À primeira vista, parecia um simples cilindro de vidro, selado e cheio de um líquido transparente. Contudo, a forma como o líquido permanecia límpido, turvava ou cristalizava, permitia prever a ocorrência de sol, chuva, nevoeiro ou tempestade.

Qui, 12/04/2025 - 09:51

Por estes últimos tempos, quem ouve as notícias, em Portugal, fica com a impressão de sentir um país a desagregar-se de tanta maledicência que ouvimos sobre tudo e sobre todos, todos os dias. Nuns casos, a maledicência vem do sectarismo ideológico; noutros, da má formação científica e cívica que não deixa considerar toda a complexidade dos fenómenos que avaliamos. A avaliação é um processo muito complicado e exigente. Noutros casos ainda, a maledicência deriva de distúrbios de personalidade e/ou de temperamento.

Qui, 12/04/2025 - 09:46

Um mês e meio se passou desde a realização das eleições autárquicas e do autêntico terramoto político que se abateu sobre o PSD de Bragança.
Os efeitos do embate ainda hoje se fazem sentir em réplicas como a verificada na mais recente reunião da Assembleia de Secção Concelhia, no sábado, e que desenterraram mesmo algumas recordações do fundo do baú.
Outrora aliados, Hernâni Dias e Jorge Nunes estão, agora, em lados opostos da barricada e trocam acusações sobre as responsabilidades de cada um no resultado eleitoral.

Qui, 11/27/2025 - 10:15

QUESTÃO-“…o que ainda é possível fazer para que possamos aumentar o reembolso do IRS relativamente ao ano corrente…”

Qui, 11/27/2025 - 10:10

Assinaturas MDB