A opinião de ...

A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus, de quem renasce sem cessar a alegria cristã, da qual ninguém se deve sentir excluído, ou ficar indiferente. Somos chamados a ser cristãos Pascais e, não crentes de Quaresma sem Páscoa, exorta o Papa Francisco.

Sex, 2020-04-03 09:46

Por muito que custe reconhecê-lo, a atual situação sanitária do país está muito longe de ser fácil e as perspetivas de melhorar a curto prazo não são nada animadoras. Dia após dia, é cada vez mais preocupante o ritmo de crescimento do número de infetados e de vítimas mortais causadas pelo COVID-19, sendo muito mais preocupante a manifesta impotência da ciência que, não obstante o enorme esforço e a qualidade dos investigadores envolvidos na investigação e os milhões investidos, não consegue descobrir a vacina para evitar a contaminação, nem o remédio para a curar.

Sex, 2020-04-03 09:45

Este texto trata da descrição de dois aspectos do que será a crise provocada pela Covid-19, a tal pneumonia que pode conduzir à asfixia do sistema respiratório e da crise ambiental que já existe.
Não sabemos nem o número de vítimas mortais que a Covid-19 vai provocar nem o tempo que a infeção vai estar instalada e nem sequer sabemos o tempo que o vírus pode permanecer vivo e em que condições morre.

Sex, 2020-04-03 09:43

“Cada lhéngua ten ua stória diferente para mos cuntar.”
Nicholas Evans, Ces mots qui meurent

Sex, 2020-04-03 09:40

“Cada lhéngua ten ua stória diferente para mos cuntar.”
Nicholas Evans, Ces mots qui meurent

Sex, 2020-04-03 09:40

A que Créditos se aplica?
Crédito para Habitação própria permanente.
Em que consiste?
Suspensão do pagamento de prestações de crédito à habitação, de capital e juros.
Duração
Pelo período de seis meses, até 30 de setembro de 2020.
Quem pode beneficiar?
• Trabalhadores residentes em Portugal que estejam em isolamento profilático ou de doença, que prestem assistência a filhos ou netos, que tenham sido colocados em redução do período de trabalho ou em suspensão do contrato de trabalho por força do estado de emergência

Sex, 2020-04-03 09:38

Sim, na minha frente uma encosta, nada suave, daqui vislumbra-se o cabeço, o topo. Como por arte de mágico, com ajuda da mente e informação, desobstruo o corredor da visão, vejo a subida, e lá está, ventoso, isolado, um lugar de meditação.

Sex, 2020-04-03 09:37

Na semana passada telefonei ao meu amigo Alberto Fernandes a fim de saber novas e mandados sobre o seu estado de ânimo e saúde da família em face da pandemia. Falou-me que nem um rouxinol madrugador e lembrou-me que nós, os de Bragança, estamos habituados, desde há muito tempo, mesmo muito, a matar o bicho. Enviei-lhe abraços e a promessa de escrever uma crónica relativa ao mata-bicho. É verdade, noutras terras, noutros lados, em todo o País matava-se o bicho, as receitas é que variavam.

Sex, 2020-04-03 09:35

Permiti que faça esta reflexão convosco, pois há uns dias que a faço a mim mesmo. É certo que vivemos um período conturbado, repleto de incertezas, de dúvidas e de medos, mas não podemos perder o equilíbrio exigido e necessário. Parece que estamos numa vivência de extremos com linguagens, respostas e comunicações de igual extremismo. Passo a explicar: basta ligarmos a TV para sermos inundados com informação que incita ao medo e à desesperança. Temos aqui a visão mais negativa do problema.

Sex, 2020-04-03 09:34

Os primeiros dias de confinamento obrigatório foram difíceis de suportar para muitos. A primavera trouxe os primeiros sinais de algum calor, as flores despertaram, as ervinhas esverdeceram e o povo não aguentou. Após quase duas semanas, o passado fim de semana trouxe gente para as ruas. Muita gente. Se as cidades pareciam vazias, os caminhos periféricos pareciam os das romarias de verão ou os caminhos de Santiago, tal a quantidade de pessoas e grupos que se cruzavam.

Sex, 2020-04-03 09:32

A pandemia Covid – 19, que nos mantém em quarentena, trouxe de volta gestos de saudação desusados e, outros que a criatividade e, o bom humor social ditaram. Quem sabe se não é desta que se reformula o Protocolo, a Civilidade, ou as Boas Maneiras?

Qui, 2020-03-26 11:27

QUESTÃO:-“…proveniente do coronavírus e no meio de tantas alterações para as empresas e contribuintes individuais, se houvesse um resumo simples de entender no Consultório Fiscal seria um bom serviço público prestado pelo Mensageiro…”

Qui, 2020-03-26 11:21

Por mais que custe a aceitá-lo, é impossível escamotear que a humanidade enfrenta um dos maiores, se não mesmo o maior, dos desafios de sempre quando, de um dia para o outro, se viu confrontada com esta pandemia assustadora, desencadeada pelo aparecimento súbito e, para já, totalmente incontrolável do coronavírus - COVID-19 que, se não for travado urgentemente, pode transformar-se numa hecatombe inimaginável e brutal, capaz de a fazer ruir como um castelo de cartas.

Qui, 2020-03-26 11:18

Perante o cenário de pandemia de Covid-19 que se vive atualmente, a compra de bens alimentares exige algumas regras, sendo a primeira o bom senso.
Para comprar aquilo que realmente precisa, é importante ter um planeamento semanal das refeições e elaborar uma lista dos alimentos e respetivas quantidades a comprar. Mesmo em quarentena é possível comer bem, por isso, para ir menos vezes às compras sem acabar com o consumo de frescos em casa, opte por alimentos frescos que duram mais: como as couves, cenouras, alho francês, ou laranjas, maçãs ou peras, no caso da fruta.

Qui, 2020-03-26 11:16

A Covid-19 está no centro das atenções de todo o mundo. No centro das nossas preocupações. Seguimos com sofreguidão as notícias nacionais e estrangeiras. Esperamos ansiosamente pela relatório diário da situação epidemiológica. Lemos tudo, incluindo fake news, outra espécie de vírus das sociedades contemporâneas e também ele letal. Acompanhamos ansiosamente os progressos dos investigadores. Partilhamos as reflexões dos especialistas. Procuramos quem nos esclareça e ajude a pensar.

Qui, 2020-03-26 11:14

O IPMA disponibilizou o boletim climatológico sazonal do inverno 2019/2020 e sem surpresa confirmou que se tratou do segundo inverno mais quente em Portugal desde que há registos, apenas superado pelo ano 1990.

Qui, 2020-03-26 11:10

É dever dos Estados zelar pela segurança e bem-estar dos cidadãos. A situação excecional que se vive, a nível global, com a proliferação de casos registados de infeção pelo covid 19, justificou a excecional declaração do Estado de Emergência (EE) e cria a possibilidade de aplicação de medidas extraordinárias e urgentes de restrições no âmbito dos direitos, liberdades e garantias constitucionais, em especial, às liberdades de circulação e económicas.

Qui, 2020-03-26 11:06

Na sua recente mensagem, o Presidente da República, usou, várias vezes, a palavra guerra, para caracterizar a situação em que estamos mergulhados. Houve quem viesse logo criticá-lo por entender o termo desadequado. Não acho. É efetivamente uma guerra, esta que travamos com um inimigo poderoso, numeroso e traiçoeiro. Uma guerra em que, de nada nos valem os enormíssimos desenvolvimentos tecnológicos feitos ao longo dos tempos pois de nada nos valem os mísseis, drones, aviões, porta-aviões ou carros blindados.

Qui, 2020-03-26 11:05

Estes tempos que hoje vivemos não são tempos de meias palavras nem de meias medidas. E, muito menos, de brincadeira. Nos últimos dias, o número de casos positivos no distrito de Bragança (sobretudo em Bragança mas com origem em Mirandela) disparou. E vai continuar a subir nos próximos dias.
Os positivos a que temos vindo a assistir (e a noticiar), só não subiram ainda mais porque as autoridades não têm mais testes disponíveis para fazer. Se não, seriam mais.

Qui, 2020-03-26 11:00

A luta contra a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19, tem sido um desafio para todos, em todo o mundo.
Em Itália, a taxa de mortalidade do vírus escalou acima do previsto e do que aconteceu nos países asiáticos, ultrapassando os seis por cento.
O elevado envelhecimento do país tem sido apontado como um dos principais problemas e uma das causas para esse efeito.
Em Portugal, os últimos sete dias foram pródigos em anúncios de novas medidas, que incluíram o teletrabalho, o encerramento de estabelecimentos, serviços públicos, escolas e até de fronteiras.

Qui, 2020-03-26 10:53