A opinião de ...

QUESTÃO:-“…vou alugar uma casa para habitação que herdei dos meus pais. Dizem-me que é necessário fazer muitas burocracias, contrato, recibos mensais no Portal das Finanças…podiam informar que obrigações tenho como senhorio?…”

RESPOSTA-(elaborada em 21/09/2020)-A questão colocada por um assinante que é senhorio, acaba por ser transversal também aos inquilinos, já que estes também têm vantagem na elaboração dos respetivos contratos de arrendamento e na obtenção dos recibos das rendas pagas.

Qui, 2020-09-24 10:27

José Sócrates continua inocente, até que um tribunal, eventualmente determine o contrário (ou, porque não, confirme e decrete a sua inocência). Luís Filipe Vieira, é e continuará suspeito e indiciado de vários crimes enquanto não for ilibado, podendo sê-lo, a qualquer momento (mesmo antes da publicação desta crónica).

Qui, 2020-09-24 10:08

De acordo com os “canones” ou, dito de outra maneira, conforme mandam as regras de bem escrever, sempre que, depois de terminar qualquer texto, se chega à conclusão que ficou por dizer qualquer coisa julgada como muito importante que por esquecimento, ou por qualquer outra razão não se enquadrava bem na sequência lógica pretendida, essa falta poderia ser convenientemente colmatada adicionando um “post scriptum” no final dos textos.

Qui, 2020-09-24 09:55

A capela do Senhor dos Perdidos está inscrita no itinerário da piedade popular das gentes de Bragança, faz parte da memória cultural e devocional, bem único, portadora duma mensagem que compete legar às gerações futuras.
Reza a lenda que, nos limites de Bragança, para lá do rio Fervença, se travou uma dura batalha, em tempos da reconquista cristã. Os Sarracenos liderados por Sá, à frente de mil homens, investem contra as tropas cristãs do conde de Ariães, vindo estes últimos a ser derrotados no sítio da Perdida, onde mais tarde se edificou a Capela.

Qui, 2020-09-24 09:52

Este ano, a maior parte das marcas que promovem a venda de livros escolares, criaram campanhas online apelativas, tendo inúmeros consumidores adquirido os livros através da internet.
Nas compras online, após a confirmação da encomenda, o vendedor deve assegurar a entrega da mesma no prazo máximo de 30 dias, exceto se outra data tiver sido acordada, o que é mais comum. Aliás, a data limite fixada para entrega é uma das informações que deve ser prestada ao consumidor antes da conclusão da encomenda, já que se trata de um dado elemento essencial a considerar.

Qui, 2020-09-24 09:38

Estas palabras que l Padre Telmo screbiu, an mirandés, apanhadas de la boca de d’ua tie mirandesa, fazírun-me, durante muitos anhos, pensar i maginar. Pensaba you subre quien serie aqueilha “profetiza” – ye assi que l Padre Telmo la trata –, que fuorça tenerie drento deilha para se poner delantre de ls “angenheiros” i ls fazer quedar “an sentido”. Maginaba you que fusse ua tie einorme, cun la fuorça d’un gigante, ua cara chena d’angúrrias que la fuorça de las sues rezones fazie mais respeitables i fondas.
Aqueilha tie, naquel tiempo, nun querie acá la barraige.

Qui, 2020-09-24 09:37

E assim foi… A nossa região registou as primeiras chuvas significativas do outono durante o passado fim-de-semana.

Qui, 2020-09-24 09:36

“Como uma onda no mar”, cantavam os Pólo Norte. É assim o tempo em que vivemos, como uma onda no mar, uma atrás da outra.
Depois de uma vaga inicial assustadora (mais do que devastadora), a pandemia instalou-se nas nossas vidas, e o vírus recuou na intensidade. Tal como previsto.
Os meses de verão serviram para transmitir a muitos de nós aquela falsa sensação de segurança de que tanto se falava nas primeiras semanas de pandemia.

Qui, 2020-09-24 09:35

Presente junto à Cruz, Maria vive e sente os sofrimentos de Seu Filho, pelo que na liturgia se lhe dedica especial atenção, celebrando a sua memória, a 15 de setembro, logo após a festa da Exaltação da Santa Cruz, dia 14. As dores da Virgem, unidas aos sofrimentos de Cristo foram redentoras, indicando-nos o caminho da nossa dor.

Qui, 2020-09-17 09:44

Ainda faltam 5 dias para a chegada do outono meteorológico, contudo lá fora o panorama é de ambiente outonal que já se faz notar em alguns bosques da nossa região. Os tons dourados e avermelhados vão ganhando presença e proporcionando o “toque de magia” da estação. Em breve e graças às chuvas de agosto, começarão as romarias aos “tortulhos” ou míscaros, nome dado aos cogumelos selvagens que crescem um pouco por todo o lado, como a sancha ou telheira, o roque ou frade e que bons que são…

Qui, 2020-09-17 09:36

Morreu Vicente Jorge Silva! Para desgosto meu e de inúmeros admiradores mesmo quando causava irritação, até fúria.
O Vicente conseguiu desencravar o título – Comércio do Funchal – causando sensação pela sua cor de truta salmonada e conteúdos tratados de forma a desagradarem à censura e polícia política salazarista.

Qui, 2020-09-17 09:36

Depois de ler o mais recente livro de Bernard-Henri Lévy (“Este vírus que nos enlouquece”) – que, aliás, muito recomendo – fiquei maravilhado com a ousadia e a argúcia com que este filósofo contemporâneo soube abordar, quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista político, o tão eclético, transversal e polémico tema do ´fique em casa’ e do ‘politicamente correcto’.

Qui, 2020-09-17 09:35

regresso às aulas que hoje se concretiza na maioria das escolas do país constitui um dos maiores desafios para a nossa sociedade nos próximos tempos de pandemia.
A convivência de milhares de alunos, professores e funcionários no mesmo espaço é um potencial de contágio sem precedentes.
Depois de seis meses afastados das escolas, os alunos, sobretudo os mais novos, estarão, certamente, ansiosos pelo regresso ao convívio com amigos e colegas e às brincadeiras do costume.

Qui, 2020-09-17 09:34

Após um longo período de incerteza quanto ao futuro do Grupo Desportivo de Bragança, eis que, em meados do mês de Julho, após realização duma Assembleia – Geral Extraordinária, foi encontrada uma solução (transitória) para assegurar os destinos da entidade desportiva mais representativa do distrito, com a tomada de posse da Comissão Administrativa liderada pelo brigantino e ex treinador do clube, Frederico Ricardo, que, diz-se, recebeu a pesada herança de um clube falido e descredibilizado, pela gestão irresponsável dos seus dois últimos antecessores.

Seg, 2020-09-14 18:18

Na sequência do desafio feito pelo senhor Hermínio Gama, numa publicação online, replicado no blog “Memórias e Outras Coisas”, pelo ilustre bragançano Toninho Bombadas, cujo desafio consiste em escrever uma história e/ou passagem sobre uma figura (singular) de Bragança que faça parte da nossa memória colectiva, não podia deixar de invocar, em jeito de homenagem, o nome daquele que para mim é a personagem mais carismática entre os seus “pares”, o Augusto “berbo”.

Seg, 2020-09-14 18:04

A Instrução Geral ao Missal Romano [IGMR] ao falar do ano litúrgico, solenidades, festas, e memórias, recorda que “a Igreja, ao mesmo tempo que celebra no decurso do ano o mistério de Cristo, venera também com especial amor a Santa Maria, Mãe de Deus”… . Por isso, as festas da Bem-aventurada Virgem, que se sucedem durante o ano, não contradizem, nem se opõem à celebração do mistério de Cristo, mas aprofundam-no. No dizer de São Paulo VI, Maria está “unida por laço indissolúvel à obra de seu Filho”.

Qui, 2020-09-03 10:18

A Associação tem recebido inúmeros pedidos de esclarecimento de consumidores que foram contactados para vender ou arrendar a sua habitação e desconhecem os seus direitos.
Desde logo, o contrato de mediação imobiliária tem de ser escrito e mencionar:
- As características do imóvel e os seus encargos (penhoras ou hipotecas, por exemplo);
- A identificação do negócio (se se trata de compra e venda ou arrendamento);
- As condições da remuneração da empresa (valor fixo ou percentagem), a forma de pagamento e a taxa de IVA aplicável;

Qui, 2020-09-03 09:46

Naquela meia-tarde, o telefone tocou a consumar a angústia dos dias anteriores. F. estava contaminado com o vírus Sars-CoV-2 e sofria de Covid-19. Tinha de recolher ao hospital imediatamente.
L. abraçou-se a ele a chorar como se fosse o último abraço, como se a vida dele estivesse a acabar ali, como se ele fosse fazer uma viagem sem a certeza de voltar ou uma partida para uma guerra onde o risco de morte fosse altíssimo.

Qui, 2020-09-03 09:45

Sabia que em meteorologia já é outono? Começou na passada terça-feira, dia 1 de setembro e durará até ao próximo dia 30 de novembro. Outono? Mas não começa apenas no dia 22 de setembro? Também! Nesse dia arrancará o Outono astronómico, contudo em meteorologia, as estações do ano não cumprem o calendário astronómico, ao outono correspondem 3 meses completos, setembro, outubro e novembro, dezembro já será inverno.

Qui, 2020-09-03 09:43

Na sequência do desafio feito pelo senhor Hermínio Gama, numa publicação online, replicado no blog “Memórias e Outras Coisas”, pelo ilustre bragançano Toninho Bombadas, cujo desafio consiste em escrever uma história e/ou passagem sobre uma figura (singular) de Bragança que faça parte da nossa memória colectiva, não podia deixar de invocar, em jeito de homenagem, o nome daquele que para mim é a personagem mais carismática entre os seus “pares”, o Augusto “berbo”.

Qui, 2020-09-03 09:41