A opinião de ...

1789, ano um da revolução liberal, que definiu a trilogia Liberdade-Igualdade-Fraternidade e a Declaração Universal dos Direitos do Homem, descambando numa das épocas mais intolerantes, restritivas e sangrentas.

Qui, 2023-01-26 09:45

Perdoar-me-ão puxar pelos poucos galões que tenho, mas sou já um sénior nas andanças da produção, transformação e comercialização de carnes no Nordeste Transmontano: Começarei por enumerá-los: Terminei o curso de Medicina Veterinária em 1981, já na perspectiva de vir a trabalhar no matadouro do Cachão, para onde tinha sido convidado um par de anos antes. A missão era colaborar na construção do Matadouro e nos seus projectos paralelos e estes eram muitos, vinham já de um tempo anterior, onde a organização e modernização da produção eram a prioridade.

Qui, 2023-01-26 09:44

Primeiro a pandemia. Depois a invasão da Ucrânia pela Rússia, a guerra e os seus efeitos. A inflação, a crise energética, a subida do custo de bens essenciais, o aumento da prestação do empréstimo à habitação e outros problemas afins ocupam a nossa atenção. Com as preocupações imediatas, é natural que a qualidade da democracia não seja uma prioridade. É, porém, a democracia que nos confere direitos fundamentais, nos garante o acesso à educação, à saúde, à segurança social e nos protege de discriminações, perseguições e abusos.

Qui, 2023-01-26 09:27

A pergunta que por estes dias muitos de nós vimos fazendo é, porque é que não há uma Feira, como grande evento, em Bragança.
O Dicionário define “evento” como “acontecimento, ocorrência, sucesso”, isto é, algo que causa impacto e é relevante.
Como tal, um evento para ser relevante deve proporcionar algo de novo a quem o vai consumir e, por isso, ser criativo. No caso de Feira, esta deve ser direcionada para segmentos específicos, constituindo-se como uma oportunidade de contatar com possíveis clientes e parceiros e ainda de demonstração dos produtos/serviços.

Qui, 2023-01-26 09:27

Um imperativo: ler. Deem-me, caros leitores, duas razões para que esta conversa sobre o ler, aqui, no “nosso” Mensageiro, faça sentido. Sim, ‘Mensageiro’ significa – conforme o Dicionário Priberam – “pessoa que leva uma mensagem”, explicitando mais à frente: “anunciador, precursor, pressagiador”. Prefiro, ao caso, precursor. É quem vai adiante e percorre as nossas vidas, o nosso meio, e deambula, e passeia, e assinala, e critica, na busca incessante de despertar-nos para algum facto, alguma personagem, uma realidade neste e naquele recanto da nossa Terra.

Qui, 2023-01-26 09:26

Já passaram séculos e muita água correu debaixo das pontes desde o dia em que um grande pensador francês, preocupado com a situação do seu país, com esta frase lapidar, com rara oportunidade e notável dose de cinismo, sintetizou assim o estado de crise que, por falta de vergonha e de valores punha em risco o futuro da sociedade francesa.

Qui, 2023-01-26 09:25

Apesar de, durante a sua vigência, já nenhum de nós estivesse no colégio, do outro lado do Fervença, a Academia 73/74 teve a sua génese no S. João de Brito.

Qui, 2023-01-26 09:24

Mesmo já tendo abordado assunto é imperativo recordar a vida em casa, regressando aos 50 e 60. Na ausência de electricidade e gás (era raríssimo alguém ter fogão a gás, sobretudo pela dificuldade de adquirir as garrafas), o uso de lenha para cozinhar e para aquecimento era a única solução. Usavam-se as lenhas provenientes da limpa dos pomares, em especial da oliveira, e do “esgalhar” dos freixos. As vides provenientes da limpa da vinha, de fácil combustão, eram reservadas para acender o lume. Juntava-se todo este material durante o verão nos sequeiros, onde perdiam a humidade excessiva.

Qui, 2023-01-26 09:23

“Las palabras dan forma a la nuossa eideia de l mundo.”
Andrea Marcolongo, Alla fonte delle parol

Qui, 2023-01-26 09:17

“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo.../
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer/
Porque eu sou do tamanho do que vejo/
E não, do tamanho da minha altura.../”
Este excerto do poema ‘Guardador de rebanhos’, de Alberto Caeiro (um dos heterónimos de Fernando Pessoa) ilustra aquilo que vivemos diariamente no choque entre aquilo que vemos e a realidade tal como ela é.
Numa sociedade cada vez acelerada, em que o que acontece se sobrepõe à reflexão do ‘como acontece’, toma-nos, cada vez mais, os sentidos.

Qui, 2023-01-26 09:16

Temos assistido nos últimos tempos em Portugal a uma imensa greve dos professores da escola pública, a que se juntaram também os funcionários e outros auxiliares da educação, diga-se que é uma greve mais do que justa. Para além de ser uma greve altamente justa, que só peca por tardia, quer repor, não só o respeito, como a dignidade da educação no nosso país. Na realidade, os professores têm sido prejudicados, em vários aspectos na sua nobre missão de educadores, já há muitos anos. Eu, como docente, felizmente já aposentado, sou testemunha disso mesmo.

Qui, 2023-01-19 09:52

Em Portugal no ano de 2017, segundo o INE, havia 868,4 mil trabalhadores com contratos não permanentes no nosso país, correspondendo a 22% do total dos trabalhadores por conta de outrem. A frieza dos números não nos deveria deixar indiferentes, mas nem sempre assim acontece. 

Qui, 2023-01-19 09:47

A profissão docente tem sido um tema recorrente nos noticiários. As greves e manifestações que, nos últimos tempos, têm vindo a acontecer revelam a grande insatisfação de uma classe que reivindica “valorização”, “respeito” e “estabilidade”. É inegável que a imagem do professor na sociedade tem sido, por muitos, injustamente esfacelada.

Qui, 2023-01-19 09:41

Depois da assustadora vaga de “casos”, “casinhos” e “casões” que, durante as últimas semanas, uma comunicação social cada vez mais atenta, (e ainda bem) investigou e trouxe a público, vaga essa que vai ser muito difícil de suster, podendo até nem ser a última, o país aguarda agora que, sem exceção, todas as figuras, figurinhas e figurões envolvidos nesta sucessão vergonhosa de escândalos, seja a que nível for, sem subterfúgios nem mentirinhas piedosas, até porque as investigações têm custos pesados, venham a público retratar-se e assumir pessoalmente as consequências dos seus atos.

Qui, 2023-01-19 09:28

Os professores e outros agentes da educação estão em greve há vários dias, e assim vão continuar por várias semanas. Pedem nas ruas mais “dignidade e respeito” pela escola pública. Por eles próprios. Os médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, não estando em greve, têm feito chegar ao governo, das mais diversas formas, o seu descontentamento com as estratégias definidas para o setor e a falta de condições para a prestação de serviços de qualidade.

Qui, 2023-01-19 09:28

Já diz o povo “Ano Novo, Vida Nova” nada como a passagem de ano para nos ajudar a tomar algumas decisões e fazer resoluções.
Em primeiro lugar olhe para o ano que passou e tente perceber o que correu bem e onde teve mais dificuldade, só identificando onde estão os problemas é que vai conseguir ultrapassá-los.
Depois é essencial que procure mais informação sobre literacia financeira. Conhecendo as ferramentas certas poderá adotar alguns comportamentos que o ajudem a ser financeiramente mais eficiente.

Qui, 2023-01-19 09:18

Findamos, recentemente, o encantador e belíssimo período do Natal do Senhor. Este ano, em particular, na comunidade paroquial a mim confiada pela Santa Igreja, fui deveras surpreendido pela envolvência contagiante do povo de Deus em torno do Deus Menino. No dia solene do Natal do Senhor e na sua oitava, fomos agraciados com a bênção dos Meninos Jesus de todas as famílias na Santas Missas. A forma única como cada um, dos mais novos aos mais velhos, seguravam Deus Menino foi um regalo para a vista e para a alma. Esta sublime manifestação do santo povo de Deus inquietou-me, confesso.

Qui, 2023-01-19 09:18

Poucos jovens citadinos saberão distinguir numa feira semanal de caras e cunhos, uma joeira de uma peneira, mesmo indo ao sabichão de bolso movido a lítio mineral da predilecção do ministro Galamba, também conhecido pelo brinquinho, símbolo de servidão desde tempos imemoriais ainda usado por várias espécies de gado nos pastos e lameiros de Trás-os-Montes que, o inefável Galamba olhou a correr dado o receio de ser apedrejado.

Qui, 2023-01-19 09:17

O Papa Francisco lembrou, esta semana, num encontro com a Federação Nacional de Técnicos de Radiologia, Reabilitação e Prevenção, que “a saúde não é um luxo, é para todos”.
Numa altura em que saltam à vista os arames por que está presa a saúde em Portugal, que é preciso enfrentar poderes instalados há décadas sob pena de perdermos uma das bases de um Estado de Direito Democrático.
A abertura de mais um curso de medicina, por exemplo, é um bom passo mas deve ser acompanhado de outros de forma a inverter o rumo dos acontecimentos.

Qui, 2023-01-19 09:16

No último dia de 2022, aos 95 anos de idade, Bento XVI foi ao encontro da «Face de Deus», Aquele a quem representou na terra com fé, humildade e humanidade.

Qui, 2023-01-12 10:14

Assinaturas MDB