A opinião de ...

Um dos exercícios mais complicados da atualidade é prefigurar como será o mundo pós-pandemia, sem que nos limitemos a projetar os nossos temores ou desejos momentâneos, mais grosseiros ou mais elevados, mas sim descrevendo e interpretando as tendências que se desenham nas sociedades humanas dentro de um processo histórico maior.
De outra forma, cada um tratará de ver nesta situação a mera confirmação das suas crenças e expetativas, por mais contraditórias ou insustentáveis que se afigurem.

Qui, 2021-04-08 16:05

Olá Pe. Hérmino, como vai o Senhor?
- Olá Capelão! Não vou, estou sentado. De que queres falar hoje?

Qui, 2021-04-08 10:29

Nas últimas semanas, o tema da venda de seis barragens (i) pela EDP tem sido amplamente analisado e discutido na Comunicação Social (ii), debatendo as presumidas ilegalidade e fuga aos impostos por parte da EDP.

Qui, 2021-04-08 10:18

Há um ano era proclamado, em Portugal, o primeiro Estado de Emergência da nossa Democracia. Perante um inimigo terrível, invisível e dramaticamente eficaz, surgiu entre todos, sem quaisquer exceções, dignas de monta, um consenso sobre a necessidade de recorrer a todas as armas disponíveis para fazer frente a tão poderosa ameaça. Esta união e consenso, à volta da defesa, perante a ameaça, justificavam-se por causa do terror com que éramos fustigados, todos, por igual. Mas, com o andar do tempo desfez-se a unanimidade precisamente porque o primeiro dos pressupostos não se manteve.

Qui, 2021-04-08 09:52

Sem retirar uma vírgula que seja ao meu comentário publicado na página 11 da edição 3825 do “Mensageiro de Bragança”, com o título “Porque é Necessário, Urgente, eficaz e Seguro – VACINAR É PRECISO”, pela importância do assunto, pela atualidade e pertinência de algumas questões que me foram postas durante estes últimos dias, para tentar esclarecer algumas das dúvidas que mais preocupam um grande número de pessoas, mesmo, correndo o risco de me fazer repetir, pareceu-me pertinente voltar ao assunto da vacinação e, resumidamente, tentar dar-lhes a resposta possível.

Qui, 2021-04-08 09:45

A Global Money Week celebrou-se de 22 a 28 de março, com diversas atividades desenvolvidas a nível mundial. No decorrer dessa semana a DECOJovem participou com aulas abertas todos os dias da semana com escolas de várias zonas do país. Este ano o tema foi “Cuida de ti, Cuida do teu dinheiro” contou com mais de 600 alunos e 23 escolas de todo o país e o objetivo foi alertar e consciencializar os mais novos para a importância de economizar para o futuro e aprender a gerir o dinheiro com sabedoria.

Qui, 2021-04-08 09:44

A conceituada The Economist tal como milhões de pessoas e milhares de revistas do género estão preocupadas com o futuro, por assim ser dedicam tempo e estudo de forma a fundamentarem previsões acerca desse mesmo futuro, porque se o futuro pertence a Deus, crentes e não crentes acham acertado, tal como os milenaristas e gente de todas as épocas, escolas filosóficas, crenças, sem esquecer os charlatães de vários graus e nichos de mercado se não têm possibilidades de enunciarem as linhas mestras do porvir, gostariam de ficar na História na galeria dos grandes visionários, penso no português Ba

Qui, 2021-04-08 09:44

RASI 2020 foi entregue na Assembleia da República no dia 31 de Março, conforme determina a lei ficando disponível para consulta (https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22). No dia anterior foi analisado em reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, na sequência da qual foram tornadas públicas as suas principais conclusões em declarações dos ministros da Administração Interna e da Justiça.
Das conclusões do Relatório, ressaltam as seguintes:

Qui, 2021-04-08 09:30

Gostava de convidar o leitor na humildade desta minha reflexão, a redescobrir o perdão na sua dimensão espiritual e no alcance vital, curativo e renovador que ele contempla.

Qui, 2021-04-08 09:29

A Páscoa é, para os Cristão, a celebração mais importante por assinalar a Ressurreição de Jesus Cristo.
Por tradição, o Papa faz a bênção Urbi et Orbi e o mundo escuta com atenção.
Pouco mais de um ano depois de o mundo ter acordado para uma nova realidade fruto do novo coronavírus, o Papa, uma das vozes mais sonantes no mundo atual, não deixou passar, como noutras ocasiões, a oportunidade para assinalar aquilo que considera serem injustiças e desequilíbrios na sociedade.

Qui, 2021-04-08 09:28

Neste larguíssimo tempo que levamos de pandemia, menos gente nas igrejas, sinto particular necessidade de fazer deste lugar, o meu canto da proclamação da Palavra. Paroquianos retidos em casa e, todos vós de boa vontade, que me ides prestando atenção semanalmente por aqui, já sois muitos, a todos agradeço, bem como a diretor deste jornal, que me deixou montar a banca nesta praça.

Qui, 2021-04-01 10:19

O projeto europeu HARP conta com a ADENE e a DECO em Portugal, com financiamento europeu do Programa Horizonte 2020. O projeto HARP resulta de uma análise do contexto europeu onde se constatou que 60% dos sistemas de aquecimento são ineficientes, ou seja, têm mais de 15 anos e classe energética C ou inferior.
Este projeto visa responder a uma das maiores prioridades da União Europeia, ou seja, apelar aos consumidores a substituição de equipamentos de aquecimento mais antigos e ineficientes por alternativas mais eficientes, e quando é possível, no recurso a energias renováveis.

Qui, 2021-04-01 10:11

Verifica-se um crescente número de burlas relacionadas com falsos intermediários de crédito que contribuem para o agravamento da situação financeira das famílias.
Habitualmente, o esquema mais comum passa pela recolha dos dados do consumidor pela entidade e pela simulação da análise da viabilidade da concessão do empréstimo. Depois, consumidor é informado que o crédito foi aprovado e é-lhe então solicitada a transferência de um montante para finalizar o empréstimo.

Qui, 2021-04-01 10:03

Tal como qualquer crise mais generalizada, este surto epidémico Covid19 tem as suas réplicas as quais se veem sentindo nestes últimos meses e que e que provocam preocupação.
Desde 2019 que os médicos e técnicos de saúde têm procurado numa luta feroz contra este mal que veio para ficar se não houverem os devidos cuidados na sua detecção e consequentemente eliminação.

Qui, 2021-04-01 10:01

Temos vindo a verificar que exigimos muito à ciência nestes tempos de pandemia e exigimos pouco de nós próprios. Vi escrita esta frase: «A ciência moderna tem por base a sentença latina ignoramus – não sabemos» (Yuval Noah Harari, Sapiens – História Breve da Humanidade, primeira edição de bolso, 2020, edição Elsinore, Braga, pág. 295). Ora, fazendo a ligação entre a ciência e as situações concretas que vivenciamos, pareceu-me oportuno, tecer algumas reflexões, partindo da ideia que aquele frase Transmite. Terão elas oportunidade?

Qui, 2021-04-01 09:57

Por vezes, o desânimo e o medo completam-se para destruir as mais legítimas ambições que o homem procura alcançar.
Quando, depois de lutar com todas as forças, e ao fim da luta, não conseguir atingir o objetivo que me propus encontrar, é natural que o desânimo comece a tomar conta de mim.

Qui, 2021-04-01 09:56

Um mundo diferente não pode ser construído por pessoas indiferentes, citando Peter Marshall.
Por isso, percebida nos relatos do Evangelho da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a atitude de Pôncio Pilatos - “daí lavo as minhas mãos” -, com o receio de voltar contra os romanos a elite eclesiástica do judaísmo, evitando pronunciar-se sobre a pena a aplicar, ainda que denotasse a possibilidade de estar inclinado ao indulto, terá levado a deixar andar o processo no sentido da crucificação de Jesus.

Qui, 2021-04-01 09:16

Adriano Moreira, antigo governante e líder do CDS-PP, professor universitário e colaborador do Mensageiro de Bragança, dizia, em certa ocasião, perante uma plateia, que tinha alguma parcimónia em fazer eco da sua condição de transmontano. Não por não ter orgulho nas suas origens mas para não deixar envergonhados os que não tinham o privilégio de ser transmontanos como ele.
Adriano Moreira é um dos exemplos de pessoas que, saindo do Nordeste Transmontano rumo ao litoral, nunca esqueceram as suas origens, nunca as renegaram e tudo fizeram pela sua terra.

Qui, 2021-04-01 09:09

No sábado passado, quando eram 09:37 em ponto chegou a primavera astronómica, duas vezes por ano, o movimento da Terra faz com que o Sol se alinhe com o Equador e nos dê horas iguais de dia e de noite, nos dias do Equinócio, a noite dura o mesmo que o dia, e é isso que a palavra "Equinócio" significa na sua etimologia: "Noites iguais".

Sex, 2021-03-26 17:17

Estou há mais de quinze anos procurando coragem para ler Morreste-me, a obra de José Luís Peixoto. Comprei o pequeno livro num impulso, e guardei-o religiosamente à espera do momento certo. Lembro-me de abri-lo e ler dois ou três parágrafos antes de sentir o abalo interior que precede a queda. Então recuei. Ficou-me dessas incursões, gravada na memória, uma passagem que reza algo como isto: Orienta-te, rapaz. Eu oriento-me, pai. Não se preocupe. Eu também sei, eu também consigo.

Sex, 2021-03-26 17:16

Assinaturas MDB