A opinião de ...

Vivemos uma era de digitalização da nossa vida em sociedade, sobretudo ao nível dos processos burocráticos. Seja nas empresas, nas instituições ou mesmo no Estado.

Cada vez mais, as comunicações são em formato digital. Não faltam ferramentas que permitem, para além das comunicações (emails, mensagens, etc), preencher formulários, efetuar candidaturas, etc, sem gastar uma única folha de papel.

Dado o avanço tecnológico das últimas décadas, é inevitável que assim aconteça.

Qui, 09/25/2025 - 16:54

QUESTÃO-“…Novas regras para pagamento do IUC (vulgo selo do carro) previstas a partir do próximo ano de 2026 …”

Qui, 09/25/2025 - 16:48

Vivemos tempos em que tudo se mede. Contamos passos, calorias, horas, rendimentos, seguidores. Tornámo-nos peritos em calcular, mas esquecemo-nos de pensar. E quando a vida se resume a números, já não é caminho, mas tarefa; já não é projeto, mas rotina.

Qui, 09/25/2025 - 16:48

Nos últimos anos, Portugal tem feito progressos assinaláveis na gestão de resíduos, sobretudo na recolha seletiva e na reciclagem. No entanto, há um ponto que continua a ser esquecido: a prevenção de resíduos, isto é, evitar que o resíduo seja sequer produzido.
A hierarquia europeia de gestão de resíduos é clara: primeiro prevenir, depois reutilizar, reciclar e, só em último recurso, eliminar. Está inscrita na Diretiva-Quadro Resíduos da União Europeia e transposta para a lei portuguesa através do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro.

Qui, 09/25/2025 - 16:46

O progressivo interesse pela música, sinal positivo de elevação do espírito, tem vindo a aumentar, não só por causa da divulgação através dos diferentes canais e plataformas de comunicação social, mas também pela participação de muitos melómanos em múltiplos concertos ao vivo.

Qui, 09/25/2025 - 16:46

Cozinhada no interesse imediato das ditas elites políticas, esta sucessão infindável de eleições com que nos confrontamos, ainda que tenha sido desejada por uns tantos, nunca foi compreendida nem aceite por muitos mais, como era mais que previsível, está a condicionar toda a dinâmica do país.

Qui, 09/25/2025 - 16:45

Limitarei a minha última intervenção sobre este tema com o intuito de reflexão antes de “deitarmos” o voto. Não me substituo, portanto, aos autores que têm realizado abundantes estudos sobre a governação autárquica.

Qui, 09/25/2025 - 16:44

Em nenhuma das circunscrições de nível superior, o programa de intervenção dos eleitos está tão definido e previsto como nas autarquias municipais e de freguesia ficando a competência de formulação política limitada a cada um dos domínios detalhados na estrutura do plano de actividades e orçamento e das leis 169/99, 75/2013 e 50/2018. Assim, quem quiser perceber os domínios de intervenção municipal, consulte a estrutura de um plano de actividades e orçamento.

Qui, 09/25/2025 - 16:43

A cada ano que passa assistimos ao flagelo dos fogos, assim como a múltiplas análises relativas à sua resolução, consequências e prevenção.
Não sendo especialista em fogos, mas como cidadão comum tenho assistido ao sofrimento e angústia dos bombeiros, das pessoas mais diretamente afetadas e, de um modo geral, de toda a sociedade quando estes ocorrem.

Qui, 09/18/2025 - 10:23

O Prémio António Champalimaud de Visão que este ano celebrou 19 anos (foi instituído em 2006, no ano seguinte à criação da Fundação Champalimaud) é conhecido, internacionalmente como o Nobel da Visão.

Qui, 09/18/2025 - 09:54

Fernando Pessoa, considerado o expoente máximo da poesia lusófona do século XX, é conhecido como poeta dos heterónimos – personagens por ele criadas, cada uma com caraterísticas próprias, sendo as mais conhecidas: Alberto Caeiro, camponês, poeta e filósofo, que não foi além da instrução primária, autor de “O Guardador de Rebanhos”; Álvaro de Campos, engenheiro, autor de “Opiário”, da “Ode Triunfal”, da “Ode Marítima” e do poema “Tabacaria”; Ricardo Reis, “Pagão por carácter”, médico, latinista e clássico, “[… ] é um homem de ressentimento e cálculo, um homem que se faz como faz laboriosamen

Qui, 09/18/2025 - 09:35

Este ano, fruto de alterações introduzidas ainda pelo Governo anterior, houve uma quebra acentuada de candidatos ao ensino superior, contrariando um movimento de crescimento que se vinha registando.
O impacto foi especialmente sentido, como de costume, pelas instituições do interior do país, com os efeitos lógicos que isso tem para as economias locais.

Qui, 09/11/2025 - 09:56

O DESASTRE COM O ELEVADOR DA CALÇADA DA GLÓRIA,
O PIOR E O MELHOR DUM POVO DE CONTRASTES
1 – COMUNICAÇÃO SOCIAL, PIOR ERA IMPOSSÍVEL
Na sequência do trágico acidente com o elevador da calçada da Glória na cidade de Lisboa, segundo os números já apurados, para além dos vários feridos com maior ou menor gravidade ainda internados nos hospitais da capital, perderam a vida dezasseis pessoas de diversas nacionalidades.

Qui, 09/11/2025 - 09:50

A DECO alerta para o crescente número de burlas, cada vez mais sofisticadas com o recurso a inteligência artificial. Segundo a ANACOM as fraudes telefónicas mais do que duplicaram este ano. Em seis meses, a autoridade reguladora das comunicações já recebeu mais do dobro das queixas recebidas em 2024.

Qui, 09/11/2025 - 09:49

Iniciadas em Dezembro de 1976, as eleições autárquicas trouxeram pouca alternância nos partidos detentores do poder, tanto no Distrito como no Concelho de Bragança, ao longo dos últimos 49 anos. Estando a capital do distrito neste concelho, analisamos os resultados aqui verificados.
Ao longo destes 49 anos, apenas quatro partidos apareceram e não desapareceram: PSD, PS, CDS e PCP-PEV. Também foram os únicos que apresentaram candidaturas em todas as 13 eleições já realizadas. Mas só os três primeiros detiveram a presidência, ainda que em momentos diferentes.

Qui, 09/11/2025 - 09:43

Há diversos autores portugueses que se têm debruçado sobre a governação das autarquias (exemplos: A Governação nas Autarquias Locais, de João Bilhim, coleção Inovação e governação nas autarquias, 2004; Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças, de Paulo T. Pereira e outros, Edições Almedina, Julho, 2016) – algo oportuno, quer em momento de eleições, quer, sobretudo, no governo das nossas cidades, vilas e aldeias. Escreve Bilhim: «O que está em causa é a obtenção de um serviço público de qualidade, definido pelos olhos dos munícipes, prestado com eficiência e eficácia.

Qui, 09/11/2025 - 09:42

Corria o ano de 1950.
Havia já 3 anos que a lã ia sendo paulatinamente comprada por toda aquela região transmontana, para além da Lombada e acumulada no armazém, à espera que o preço da arroba subisse um pouco, coisa que tardava a acontecer por aquelas bandas.
O lucro não era muito, mas aquela parecia ser a altura certa para vender.
-  Pai, é melhor falar com o Sr. Manuel Correia para levar a carrada da lã ao Porto.

Seg, 09/08/2025 - 10:58

Quando me cruzei com a Maria nos corredores da Fundação Champalimaud, já lhe conhecia o nome por me ter sido referido, com insistência, no ano anterior ao da sua vinda. O Henrique Veiga Fernandes, um dos mais bem-sucedidos Investigadores da Champalimaud que chefia um grupo de cientistas dedicados à Imunofisiologia na área de investigação em Fisiologia e Cancro, ligou-me várias vezes, no final de de 2020. Tinha identificado uma investigadora, altamente qualificada, especialista em imunologia e estava preocupado com a demora na obtenção da autorização de residência.

Qui, 09/04/2025 - 09:53

Porquê Senhor, milénios depois das pragas sobre o Egito, se abateu a agora a mão pesada da tua ira, sobre o povo deste pequeno cantinho da Europa chamado Portugal que, em tantas terras descobertas e por tantos mares nunca dantes navegados, deu novos mundos ao mundo e, como nenhum outro, levou tão longe a mensagem libertadora do teu Evangelho?

Qui, 09/04/2025 - 09:52

Em 2017, o país atravessou um período de seca severa, tal como já acontecera em 2010 e, antes, em 2005.
Durante meses, a chuva teimou em não cair, deixando os campos e as florestas sequinhos, sequinhos, à espera de uma chama para explodir.
Em 2025, o tempo até começou por ser clemente, com a chuva a cair em abundância durante o inverno e a primavera, permitino reforçar caudais, recuperar fontes e nascentes e colocar as albufeiras e barragens com valores acumulados perto dos seus máximos.

Qui, 09/04/2025 - 09:45

Assinaturas MDB