A opinião de ...

No dia 11 de fevereiro de 2018, nos 160 anos da 1.ª aparição da Virgem em Lurdes, o Papa Francisco fixou como memória obrigatória [m. o.] a “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja”, no Calendário Romano Geral [CRG], para que todos os anos se celebre, na segunda-feira depois de Pentecostes. Com esta atitude o Romano Pontífice quis favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos pastores, nos religiosos, nos fiéis e, na genuína piedade mariana. A sua determinação é clara: não esquecer a figura de Mulher [Gal.

Sex, 2021-01-15 17:04

No recente debate entre André Ventura e Vitorino Silva, o candidato de Rans iniciou a sua intervenção, retirando do bolso quatro pedras de diferentes tamanhos e cores, recolhidas pelo próprio numa praia de Peniche. O mar que é, tal como os outros elementos, democrático por natureza, trouxera-os de outras paragens depositando-os no mesmo lugar onde, há décadas, por causa da democracia, vários presos políticos tinham levado a cabo uma arrojada e corajosa fuga da prisão. A título de graça, um amigo meu terá dito que levou as pedras mas esqueceu a fisga. Não creio.

Sex, 2021-01-15 16:43

egundo o IPMA, o mês de dezembro, em Portugal continental, classificou-se como frio em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. Verificaram-se os seguintes valores médios da temperatura do ar, a temperatura média: 9.75 °C, -0.21 °C em relação à normal 1971-2000; temperatura mínima: 5.85 °C, -0.20 °C em relação à normal e a temperatura máxima: 13.66 °C, -0.23 °C em relação à normal.

Sex, 2021-01-15 16:36

em hoje, deprimido pelo passado que foi e na ansiedade do que há de ser. Paralelamente, olhamos para o presente como uma oportunidade de fruir o mais possível como se não houvesse amanhã, como se tudo se cingisse às vivências desenfreadas das emoções e das sensações corpóreas. Tudo muito poroso, na verdade...

Sex, 2021-01-15 16:35

Esta é uma crónica, infelizmente, anunciada.
Desde antes do verão que passou que se tem assistido a algum excesso de confiança das autoridades responsáveis que desembocou no segundo confinamento em menos de um ano.
No dia em que se cumprem exatamente dez meses desde o aparecimento do primeiro caso de covid-19 no distrito de Bragança, termina a pior semana destes dez meses, com mais de 800 casos novos, fruto, acreditam os responsáveis, dos ajuntamentos familiares por alturas do Natal.

Sex, 2021-01-15 16:34

Foi limitadamente retribuída a intervenção de João Paulo II no sentido de conseguir, depois da Guerra de 1939-1945, a criação de um diálogo inter-religioso para todas as religiões, a partir dos encontros de 1986-2002, que contribuíram, ainda assim, para a paz e o desenvolvimento sustentado. A expressão dessa vontade teve forma no que chamei a Nova Mensagem de Assis, porque foi nessa cidade santa que se iniciou, com grande diversão e variada participação, incluindo portugueses.

Qui, 2021-01-07 10:22

Enquanto a vacina chega e não chega, não folgam as costas.
As recontagens que as autoridades de saúde do distrito de Bragança têm feito nas duas últimas semanas mostram-nos um cenário provocado pela pandemia muito mais negro do que aquele que vínhamos seguinte diariamente. São quase mais meia centena de mortes contabilizadas nestas duas semanas, que deixam a taxa de mortalidade acima dos dois por cento.
Mas estes são os efeitos mais visíveis e negros da pandemia. No entanto, muitos outros efeitos ficam por se ver e são igualmente nefastos.

Qui, 2021-01-07 10:21

Sempre que, no fim de cada ano, cai a última página dos calendários que medem o tempo das nossas vidas, enquanto uns, duma maneira mais pragmática, dão graças a Deus pela graça de mais um ano já vivido, outros, talvez mais preocupados por se verem cada vez mais próximos do seu fim de linha, confessam-se amargurados por lhes restar menos um ano para viver, a verdade é que, pensando bem, o tempo é igual para todos e por isso:
- Sem saber como ou para onde, sem dar por ele, nos foge por entre os dedos o tempo que nos parecia eterno e, enquanto tal, nunca mais teria fim.

Qui, 2021-01-07 10:08

A memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria invocada com o título de «Rainha» celebra-se a 22 de agosto, antecedendo a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que encerra o ano litúrgico, no 34.º domingo do tempo comum, antes do 1.º domingo do Advento.

Qui, 2021-01-07 10:04

No dia 13 de Dezembro o Diretor Nacional da PSP (DN) foi recebido em Belém por S. Ex.ª. o Presidente da República, para fazer um balanço da actividade policial num ano de enorme exigência operacional. A notícia do momento era a demissão da diretora do SEF e a remodelação desta Polícia. O assunto foi também abordado na reunião.

Qui, 2021-01-07 09:59

Sem pretendermos defender o antigo regime, pois, decerto modo vivíamos com medo do fantasma político que Oliveira Salazar tinha de ser contra os que o opusessem.

Qui, 2021-01-07 09:58

Passadas as festas e entrados no novo ano, não sem antes se ter deglutido as tradicionais passas, qual gesto eivado de superstição e elo de intercessão para o favorecimento divino dos sonhos e anseios pessoais, familiares e comunitários, eis-nos novamente entregues às vicissitudes do devir existencial.

Qui, 2021-01-07 09:57

Cada início de um novo ano é uma oportunidade para fazer o balanço do anterior e dele retirar ensinamentos para lançar o próximo.
O ano de 2020 fica marcado pela pandemia que se espalhou pelo mundo. O vírus foi identificado em 2019, por isso a doença recebeu o nome de Covid-19. Os seus efeitos, contudo, fizeram-se sentir sobretudo em 2020. Este foi também o ano em que começou a vacinação, embora fique para os seguintes a resolução da mais grave crise sanitária, económica e social que já assolou a humanidade.

Qui, 2021-01-07 09:55

Há poucas semanas, Portugal vestiu-se de luto e prestou a última homenagem a Eduardo Lourenço, “um poeta do pensamento”, nas palavras de Lídia Jorge, o maior ensaísta português do nosso tempo, um europeísta convicto que não se conformava com a desvalorização da Europa e da sua Cultura. Para o autor de Nós e a Europa ou as duas razões, a Cultura europeia, de difícil definição, é a “cultura das diferenças ao longo da sua História”. Cultura que é tanto de Platão como de Shakespeare, de Miguel Ângelo como de Bach, de Montaigne como de Mozart, de Picasso como de Camões.

Ter, 2021-01-05 12:27

Na esperança gorada de que a apresentação do PNI 2030 - Plano Nacional de Investimentos, trouxesse boas notícias para as gentes das nossas terras, agora que foi apresentado pelo governo, mesmo para aqueles que, teimosamente acreditavam que “desta vez é que era” e que as coisas iriam mesmo melhorar, (talvez até ainda mais para esses), não sei por que praga ou maldição, as tão esperadas notícias cifraram-se, mais uma vez, numa tremenda desilusão, vendo adiada para o dia de S.

Qua, 2020-12-30 13:50

omo vem sendo infelizmente hábito, passado o verão, com pouca ou quase nenhuma pluviosidade, temos outra vez a “saga dos incêndios” que juntamente com a “pandemia”, vêm desanimar aqueles que nesta altura costumam fazer férias longe da balbúrdia das grandes cidades.
Neste mês de Novembro, ainda em curso, quando escrevemos estas nossas opiniões, como é o caso dos incêndios, que já devastaram não só as florestas mas também fábricas, casas de idosos, quintas e o que mais adiante se verá.

Qua, 2020-12-30 13:49

O inverno astronómico arrancou no passado dia 21 e com condições meteorológicas em linha com o normal para a época, 2020 trouxe tempo muito diferente ao registado nos últimos anos por esta altura do ano, com muito frio, muito vento, alguma chuva, neve e sincelo nas terras mais altas da nossa região.

Qua, 2020-12-30 13:43

O universo civilizacional do Ocidente se desde há anos sofria o rancor dos povos anteriormente colonizados que os levava e leva a propósitos de vingança sobre os descendentes de colonizadores que devem ser entendidos à luz da sua época sem desculpas e ambiguidades relativamente aos seus processos de entendimento de outros povos, além de existir possibilidade de apagar a obra do homem branco debaixo de todos os aspectos, a irrupção da pandemia acentuou as disparidades que provam a decadência do Ocidente.

Qua, 2020-12-30 09:47

Quando este texto chegar às mãos do leitor, este estará a preparar-se para se despedir de 2020 e receber 2021 se não cheio pelo menos com bastante esperança. É próprio do ser humano esperar sempre melhorar a sua situação e a sua condição. Até porque o final de 2020 pode ter posto fim à desesperança com a vacina da Pfizer-BionNTech.
O ano de 2020 será um ano para não esquecer pois trouxe problemas e desafios nunca vividos nos últimos 75 anos.

Qua, 2020-12-30 09:39

pesar de haver quem, à viva força, queira fazer crer o contrário, não me movo por nenhuma cruzada contra nada, nem contra ninguém. Muito menos sou motivado por quaisquer razões pessoais ou familiares, muito menos as que, insistente e teimosamente, querem colar-me. Procuro, dentro das minhas capacidades, estar atento ao governo da nação, às ações que afetam a nossa região e à atuação concelhia.

Qua, 2020-12-30 09:37