A opinião de ...

O Santa Apolónia recebeu no passado sábado a primeira edição da "Taça  Óscar Monteiro”, numa sentida homenagem da Associação dos Estudantes Africanos de Bragança (AEAB) ao seu fundador e principal impulsionador.

A competição deverá passar a marcar o início de cada temporada da AEAB, demonstrando bem que a sua visão e missão perdurarão na história da instituição: a integração dos estudantes africanos na comunidade estudantil, no ‘mundo do futebol’ e na própria dinâmica cultural da cidade.

Qui, 2022-09-22 14:27

Esta semana foi notícia uma análise do banco Credit Suisse sobre a produção de riqueza a nível mundial.
De acordo com as notícias, a riqueza no mundo cresceu 9,8 por cento em 2021. No entanto, o que salta à vista é o facto de estar cada vez mais concentrada em poucos, já que quase metade do dinheiro está nas mãos de um por cento das pessoas.
Segundo o estudo do Credit Suisse Bank, a riqueza global somava, no final do ano passado, 465 biliões de euros, 45,6 por cento dos quais eram propriedade de um por cento das pessoas, o que representa mais 1,7 por cento do que em 2020.

Qui, 2022-09-22 10:04

Em 1810, Napoleão campeava senhor da Europa, tinha a Espanha sob seu domínio e exasperava pela conquista de Portugal, depois de duas invasões falhadas. Organizou, então, um colossal exército de quase 70 mil militares e escolheu Masséna, tido como l’enfant chéri de la victoire, para comandante da invasão. Travada no contexto da 3.ª Invasão Francesa, a 27 de setembro de 1810, a Batalha do Buçaco constitui-se como uma das mais emblemáticas da Guerra Peninsular e a última grande batalha de cariz internacional travada em território português.

Qui, 2022-09-22 09:51

Na introdução do livro «A beleza da Liturgia», publicado pelo Sercretariado Nacional de Liturgia (SNL), o Presidente da Comissão que o tutela, D. José Cordeiro, destaca que «a urgência da necessidade de promover a educação litúrgica dos pastores e do povo cristão é condição para a meta da reforma litúrgica» referindo ainda que «é um direito e um dever de todos os fiéis». A Constituição Sacrossantum Concilium (SC) refere que a música é um dos elementos mais válidos na celebração litúrgica e que esta «sobressai entre outras expressões de arte».

Qui, 2022-09-22 09:49

“Hai q’andar cun muito tino i cuidado al scolher las palabras para dezir ciertas cousas: muitas deilhas ténen memória i poderiemos star a dezir l que nun queremos dezir.”

Qui, 2022-09-22 09:44

A Capa de Honras Mirandesa, provavelmente, a versão profana da eclesiástica Capa de Asperges, tendo começado por ser uma peça de vestuário para proteção da chuva e do frio, é, atualmente, usada, quase exclusivamente, em ocasiões especiais, festividades e datas comemorativas, como elemento identificativo de pertença às Terras de Miranda.
O mirandês enverga, hoje, a rica e vistosa indumentária dos seus antepassados, com muita proa e orgulho.

Qui, 2022-09-22 09:37

Agora que se conjugaram as condições necessárias para o fazer, libertei-me, finalmente, da ditadura dos horários, das rádios, das televisões, das internetes, das redes sociais etc., etc.

Qui, 2022-09-22 09:29

A entrada no Ensino Superior é uma etapa que pode trazer enormes desafios para os jovens que abraçam um mundo novo, cheio de novas experiências.
A Associação quer acompanhar os jovens neste momento determinante, que acarreta mais responsabilidades, maior independência e autonomia. Nesse sentido, lançamos o Guia do Consumidor Estudante.

Qui, 2022-09-22 09:21

O ano lectivo arrancou, cheio de esperanças e de problemas. Sem problemas não é sólida a esperança. Sem esperança, o desespero toma conta dos problemas.
São costumeiras as esperanças e os problemas na Escola Portuguesa. Provavelmente, em todas as e colas de todos os países.

Qui, 2022-09-22 09:20

Esta semana foi notícia uma análise do banco Credit Suisse sobre a produção de riqueza a nível mundial.
De acordo com as notícias, a riqueza no mundo cresceu 9,8 por cento em 2021. No entanto, o que salta à vista é o facto de estar cada vez mais concentrada em poucos, já que quase metade do dinheiro está nas mãos de um por cento das pessoas.
Segundo o estudo do Credit Suisse Bank, a riqueza global somava, no final do ano passado, 465 biliões de euros, 45,6 por cento dos quais eram propriedade de um por cento das pessoas, o que representa mais 1,7 por cento do que em 2020.

Qui, 2022-09-22 09:19

Os ziguezagues de António Costa, após a apresentação da cornucópia de milhões em oito medidas destinadas às populações atingidas pela crise, continuam a suscitar uma avalanche de dúvidas, a desassossegarem as pessoas cada vez mais amedrontadas ante a persistência da guerra na Ucrânia, o aumento da inflação e perspectivas do desenfreado galope do custo da energia.

Qui, 2022-09-22 09:18

Muito provavelmente, os dois comentários mais frequentes acerca da música sacra em Portugal são «a música que actualmente se pratica nas igrejas não tem qualidade» e «a falta de qualidade da música sacra actual é culpa do Concílio Vaticano II».

Qui, 2022-09-15 11:32

Como muito bem diz a música do saudoso “Duo Ouro Negro”, “e setembro chegou, vamo-nos separar, o verão terminou diremos “au revoir” (…)”, separar fisicamente mas nunca espiritualmente, da nossa querida família, dos amigos que já não víamos faz muito tempo, dos emigrantes que cá vieram matar saudades da sua terra natal, das festas da sua aldeia, enfim, daquilo que gostamos e que esperamos um ano inteiro.

Qui, 2022-09-15 11:31

Cedães, uma aldeia do concelho de Mirandela. Um pormenor: uma casa na Rua da Igreja, sobranceira à ribeira que corre em baixo. Passei lá há dias: o tempo tem sido rude e a ribeira vai seca! (o tempo há-de esturricar-nos a todos...). Fomos recebidos pela terceira vez, a minha mulher e eu, pelo casal Josete e Miguel. Bebido um copo de água fresca na varanda, descemos ao piso inferior, onde está instalado o atelier de Josete Fernandes. Naquela divisão da casa, respira-se a frescura do ambiente, misturada com as tonalidades frescas dos trabalhos da pintora.

Qui, 2022-09-15 11:13

O mundo está sedento, literalmente, pois tantas são as terras e inclusive os leitos de alguns rios que ficaram em crosta pelas altas temperaturas e pela seca extrema de tempos infindos sem chover.
É desolador ver, como não há memória, caudais tão reduzidos nos rios, os seus afluentes completamente secos e, em tantas praias fluviais, o predomínio da areia e das pedras. Veja-se o que ocorreu aqui em Bragança, com o rio Igrejas.

Qui, 2022-09-15 11:12

Em agosto de 2015, publiquei neste Jornal um apontamento sobre o tema dos incêndios, no qual me referi à impensável frequência com que vinham a acontecer, tal como às suas graves consequências.
Nessa altura, não tinha havido o massacre de 2017 e já nos queixávamos de tantos e tão maléficos momentos!
Em 2017, não opinei sobre eles e não me lembro de ter feito qualquer artigo sobre algum que tenha acontecido em anos seguintes.

Qui, 2022-09-15 11:10

Depois de um longo verão à espera do tão ansiado plano de apoio às famílias, no passado dia 5 do corrente, através da voz autorizada do próprio Primeiro Ministro Dr.

Qui, 2022-09-15 11:09

(continuação da edição anterior)

Qui, 2022-09-15 11:08

Com a chegada do mês de setembro sobrevem também o final das férias para a maioria da população ativa. Para trás fica um tempo de passeio, praia, turismo, lazer e convívios familiares ou festivos, consoante os casos.

Qui, 2022-09-15 11:06

É dos livros. Perante uma situação de inflação (subida de preços que acaba por cortar no poder de compra), sobem-se as taxas de juro de forma a arrefecer a procura. Tendo por base a lei da oferta e da procura, havendo menos vontade de consumir, os preços tenderão a baixar, do mesmo modo que quando a procura é alta, os preços sobem.
Isso é o normal.
O que não é normal é a causa desta inflação que, com o tradicional remédio, vai provocar a tempestade perfeita para as famílias, sobretudo dos países mais remediados, como é o caso de Portugal.

Qui, 2022-09-15 11:05

Assinaturas MDB