Editorial - António Gonçalves Rodrigues

Incongruências

Ainda está bem patente na memória dos brigantinos aquela noite em que, no governo de Cavaco Silva, as carruagens do comboio que servia o Nordeste Transmontanos foram carregadas e levadas a coberto da escuridão.
Durante anos, a aposta nacional foi no alcatrão das autoestradas, pondo de lado qualquer outra forma de mobilidade.
Enquanto isso, aqui ao lado, Espanha apostava nas duas, autoestradas e comboios.
Agora, volvidas décadas, Portugal, de repente, parece ter acordado e os projetos ferroviários parecem brotar como cogumelos.


Arriscar

cclesia, o Papa esteve reunido, sábado, com os membros do Dicastério para a Comunicação, e indicou que a comunicação é um “movimento criativo” e pediu que arrisquem “com os valores cristãos”.
“O comunicador deve sempre arriscar! Comunicação é movimento criativo e com os nossos valores! Não é rezar a novena, mas os valores cristãos! Arriscar com valores cristãos”, disse o Papa no seu discurso divulgado pela Santa Sé.


Futuro começa a definir-se

s eleições para a Federação Distrital do Partido Socialista, que aconteceram na passada sexta-feira, vieram ajudar a clarificar aquilo que será o futuro da região no futuro a médio prazo.
Mais do que a vitória de Berta Nunes, num dos mais participados atos eleitorais entre as hostes socialistas na região, foi a porta que se abriu, nessa mesma noite, a uma eventual candidatura de Sobrinho Teixeira à Câmara de Bragança.


Planeiem, pela nossa saúde

O ministro da Administração Interna disse, em declarações citadas pelo Jornal de Notícias, que está previsto um investimento superior a 250 milhões de euros até 2026 na modernização tecnológica e fortalecimento das infraestruturas críticas, tendo em conta a sua importância para a segurança nacional.


Despedida, sem vergonhas

Adriano Moreira era um dos nossos. E isso deve ser motivo de orgulho. Mas, também por isso, o Nordeste Transmontano ficou agora mais pobre. E isso é, naturalmente, motivo de tristeza.
Cada conversa com o Professor Adriano Moreira era uma lição. De vida, de sapiência, de pensamento.


Sinal de esperança

1. A presença de D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico em Portugal (ou seja, o representante do Papa Francisco no nosso país) é um sinal de esperança para a diocese de Bragança-Miranda.
Com a presença do representante direto do Santo Padre, esta diocese que corresponde ao território do distrito de Bragança ganha a confiança de que não está esquecida no seio da Igreja Universal.


Sem embandeirar em arco

Os números conhecidos dos primeiros meses do ano relativos ao turismo na região permitem ter várias perspetivas.
Por um lado, refletem um aumento de procura, na generalidade dos casos, face aos anos anteriores, marcados por medos e confinamentos.
Se as unidades de turismo rural beneficiaram com esse sentimento durante a pandemia, pois as famílias optaram por procurar locais com menor densidade, o regresso à normalidade trouxe a migração desses turistas para os mercados tradicionais (praia) e para as unidades de maior capacidade.


Assinaturas MDB