Lei Eleitoral Autárquica: uma revisão urgente

Há mais de 20 anos, fiz uma intervenção pública na qual defendi uma profunda alteração na lei eleitoral autárquica porque, volvidos tantos anos, era absolutamente imperioso dotá-la de mecanismos que assegurassem uma representação democrática e uma maior eficiência no funcionamento dos órgãos. A intervenção que fiz mantém-se actual porque, decorridos 20 anos, tudo está na mesma, apesar das insistentes promessas de revisão das leis eleitorais para uma maior credibilização dos sistema político.


De Marcelo a Rui Rio

A dois meses de eleições presidenciais o atual Presidente da República ainda não oficializou a sua candidatura. Para já, são conhecidos quatro candidatos que disputam o maior número de votos possível, mas sem a menor veleidade de disputar a eleição presidencial. Marcelo é, sem dúvida, o candidato vencedor e assegurará a sua reeleição com uma esmagadora maioria de votos, o que o legitimará, mais uma vez, como o Presidente de todos os portugueses.


Causas e Consequências da Degradação da Democracia

Tive a feliz sorte de só ter vivido 12 anos em ditadura e de ter conhecido a liberdade redentora quando ainda era criança. Foi um tempo de profunda mudança nos hábitos e costumes, desde a simples relação entre as pessoas às oportunidades que se abriram com a conquista da democracia, pela qual tantos tombaram.
Por isso, as primeiras eleições livres para eleger a Assembleia com mandato para a redação da Lei Fundamental da República tiveram uma afluência às urnas que assinalava o grito libertador de todos aqueles que, num silêncio de 48 anos, tinham calado as suas vozes.


31 de Dezembro

No último dia de cada ano manda a tradição que se façam festas em honra do ano novo pedindo aquilo que, na maioria dos casos, depende de todos e de muito poucos (paz, erradicação da pobreza, saúde e, em geral, felicidade).
Tornou-se um lugar comum dizer que o mundo está perigoso e que o paradigma da desigualdade tem agravado as tensões e a iminência de conflitos de proporções cada vez mais trágicos.


Assinaturas MDB