Vinhais

Rural Castanea de Vinhais tem nova data e espera cerca de 60 mil visitantes

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-10-13 10:24

A Rural Castanea, de Vinhais, tem este ano uma nova data, realizando-se uma semana mais tarde do que o costume, no último fim de semana de outubro, e espera a visita de cerca de 60 mil pessoas.

“A principal novidade é a mudança de data, para o fim de semana que coincide com o feriado de Todos os Santos.

Outra novidade é a aposta na denominação de Vinhais Terra da Castanha Longal, para valorizar essa variedade da castanha que é autóctone aqui do concelho. Não no sentido de valorizar só essa variedade mas potenciar todas as outras”, explicou o presidente da Câmara vinhaense, Luís Fernandes, durante a cerimónia de apresentação do certame, na passada quinta-feira.

“A partir do momento em que haja uma certificação dessa castanha, em que Vinhais passe a ser mais conhecido, em que a castanha passe a ser mais conhecida e mais procurada, será uma mais-valia para os produtores”, defendeu.

Ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, este ano a Feira decorre de 28 a 30 de outubro e a inauguração estará a cargo da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

“Pedidos de certeza que vamos fazer. O facto de estar presente é um sinal positivo porque tutela o setor mais importante para o concelho, o setor primário.
Vamos transmitir-lhe quer as oportunidades que existem, quer as dificuldades que temos.

Quanto à data, Luís Fernandes revelou que antes de decidir atrasar a feira, falou com o homólogo de Bragança, Hernâni Dias, pois esta era habitualmente a data da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que este ano não se realiza.

“Pois, pelo que eu sei em Bragança não haverá a Norcaça. À partida será bom para o concelho de Vinhais, mas não é isso que está em questão. Nós entendemos que essa era a data ideal mas tive o cuidado de falar com o colega de Bragança e perguntar-lhe porque não pretendemos andar a sobrepor uns eventos por cima dos outros. O facto de eles não realizarem, à partida ajuda a nossa feira”, frisou Luís Fernandes, adiantando que ainda não foi decidido se a data será para manter nos próximos anos.

Seca ameaça produção

Apesar de garantir que “não faltará castanha para a feira”, a verdade é que a produção deste ano será “uma incógnita” devido às condições climatéricas.

“O clima não tem sido favorável. Esperamos que ainda seja possível minimizar alguma quebra que haja. Mas ainda é cedo para dizer algo sobre a produção.
Haverá castanha para a feira. O receio é haver uma diminuição geral da produção”, alertou.

Abel Pereira, da Arbórea, uma das parceiras da organização, mostra-se receoso com a qualidade e quantidade do fruto. “No ano passado tivemos um problema de fungos pela humidade a mais. Este ano podemos ter o problema contrário, do bichado, e ter castanha rachada.

Vespa? A situação está mais calma. Vamos ver qual o interesse dos italianos na campanha.Temo que haja menos castanha e que o preço seja mais baixo”, anotou.

Certo é que a Rural Castanea, que vai na 17.ª edição, afigura-se como o principal certame de venda de castanha da região. Miguel Fernandes, diretor do Parque Biológico de Vinhais, revela que as reservas há muito estão esgotadas.

“O Parque Biológico já está com ocupação a cem por cento. Muitas das pessoas aproveitam para fazer um fim de semana prolongado e ficam para a festa da cabra e do canhoto.

Temos 48 camas, mais algumas caravanas e a hospedaria com 50 camas. Do conhecimento que temos, há casas de turismo rural que já têm bastante gente”, frisou.

Para além do habitual concurso de castanha, montaria ao javali, passeio TT, provas de degustação e diversas atividades, como chegas de touros, a Rural Castanea tem no cantor Emanuel, que atua sábado à noite, o cabeça de cartaz. Domingo destaque para a presença da SIC.
 

Assinaturas MDB