Macedo de Cavaleiros

Morreu Luís Vaz, antigo presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros

Publicado por AGR em Qua, 2015-08-19 09:56

Realiza-se esta quinta-feira, pelas 10h30, na Igreja nova de Macedo de Cavaleiros o funeral de Luís Vaz, antigo presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros e deputado socialista, que faleceu esta terça-feira, vítima de doença prolongada.
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros lembra, numa nota enviada às redações, que Luís Vaz, entre os múltiplos cargos que desempenhou, “foi um destacado militante do Partido Socialista, Deputado à Assembleia da República na X Legislatura (2005-2009), Presidente da Assembleia Municipal (1990-1992), Vereador da Câmara Municipal e Membro da Assembleia em sucessivos mandatos”. Era ainda na atualidade, membro eleito pelo PS na Assembleia Municipal.
Pai de dois filhos, faleceu, ao fim da tarde de terça-feira, no IPO do Porto, vítima de doença oncológica, aos 63 anos.
Duarte Moreno, atual presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, deixou uma nota “de profundo pesar” felo desaparecimento “de um dos homens que se destacou no exercício de cargos políticos” no concelho macedense.
“A política, onde, em momentos, fomos adversários, não foi nunca motivo para quebrar a amizade que nos unia. Luís Vaz foi um homem que admirei pela determinação com que defendeu as suas ideias e a força que sempre demonstrou, mesmo já conhecedor da doença que o vitimou, inclusive no atual mandato como Membro da Assembleia Municipal, deve, para nós, servir de exemplo e inspiração nas funções públicas que desempenhamos.
Nesta hora, associo-me à dor da sua família e amigos, a quem envio as mais sentidas condolências”, frisou Duarte Moreno.
Ao longo dos últimos dois dias multiplicaram-se as reações à morte de um dos mais destacados socialistas do distrito de Bragança.
“É um amigo de todos os momentos que parte. Teve sempre Macedo de Cavaleiros e o Nordeste Transmontano presentes. Foi um grande lutador pelo crescimento e desenvolvimento da região”, sublinhou Mota Andrade, presidente da Federação Distrital de Bragança do Partido Socialista, ao Mensageiro.
Assim, Duarte Moreno decretou esta quarta-feira Luto Municipal nos dias 19, 20 e 21 de agosto, e o encerramento dos serviços da autarquia na manhã de quinta-feira (das 10:00H às 12:30H), em virtude do falecimento e da realização das cerimónias fúnebres de Luís  Vaz.
O Velório do antigo presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros decorre na noite desta quarta-feira, às 21:00H na Igreja de Santa Maria Mãe da Igreja, nesta cidade, e o funeral na quinta, às 10:30H. Após a missa de corpo presente, o cortejo fúnebre percorrerá as ruas da cidade até ao Cemitério Municipal, estando previstas duas últimas despedidas dos Macedenses em frente aos Paços do Concelho e da Sede do Partido Socialista.

Assinaturas MDB