Macedo de Cavaleiros

Projeto Há Festa na Aldeia pretende estimular populações em tempo de verão

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2018-08-23 10:41

Em tempo de romarias há uma iniciativa que pretende marcar pela originalidade as festas de verão estimulando as populações a recriar o seu quotidiano e dar a conhecer o que de melhor se faz em cada território.
 
"Há Festa da Aldeia" é um projeto da Associação de Turismo de Aldeia que junta três localidades no distrito de Bragança e que está a animou passado fim-de-semana a aldeia de Talhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
 
A iniciativa assenta a sua estratégia na teoria da mudança, um processo que está dinamizar as localidades através da interação dos seus habitantes, contrariando a tendência de promoção turística deslocada das suas gentes e ou da sua história.
 
"Esta é uma forma diferente de fazer a festa. Este conceito remete-nos para um tempo em que as festas eram feitas sem recursos a grande orquestra, conjuntos musicais ou nomes de panorama nacional da música. Há um pouco de ancestralidade neste tipo de iniciativa como a que assistimos aqui em Talhas", explicou músico Paulo Meirinhos, que acompanha este evento.
 
Para o participante, aqui puderam-se ver-se os produtos tradicionais, ouvir-se a música de antigamente, ao som dos instrumentos tradicionais.
 
"Estas festas atraem gente de fora e mostram novidades a quem vem de outros pontos do país, como é o caso, dando a conhecer uma realidade cultural que há muito se encontra no álbum das recordações ", vincou.
 
Quem não cabe em si de satisfeito é o presidente da Junta de Freguesia de Talhas, Inácio Roma, que relatou que esse conceito é uma novidade e que "em boa hora chegou" à aldeia, para a população mostrar todo o seu potencial.
 
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)
 
 
 

Assinaturas MDB