Vimioso

XXI Feira de Artes, Ofícios e Sabores está de volta e traz o Festival da Posta

Publicado por . em Qua, 2022-12-07 09:32

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro Vimioso assume a centralidade na valorização e promoção da ruralidade e dos recursos endógenos de Trás-os-Montes
É o regresso esperado de uma Feira que desde sempre se assumiu como palco de valorização e montra de promoção do que mais genuíno se pode encontrar em Trás-os-Montes, nomeadamente, produtos da terra, artesanato, cultura, potencial cinegético e turístico, sem esquecer a gastronomia, o folclore e a música tradicional.
Este ano são esperados cerca de uma centena de expositores, sobretudo de Trás-os-Montes. No artesanato, assumem destaque os escrinhos de Vilar Seco (únicos), mas também artesanato em madeira, tecelagem, olaria, tanoaria, cutelaria e até cosmética natural, entre outros. Há diversos produtos da terra, castanha (com um concurso de doçaria de castanha), feijão, frutos da época, queijos, mel, vinhos, azeite, fumeiro.
Alguns artesãos vão trabalhar ao vivo, assumindo o certame, nesta componente, um papel educativo muito importante, mostrando artes e ofícios que, com o tempo, correm o risco de desaparecer. Em Vimioso no artesanato destacam-se os escrinhos, característicos deste concelho, noutros tempos com diferentes funcionalidades, atualmente essencialmente usados como peças decorativas. As mantas feitas em teares artesanais são igualmente peças com grande importância social no concelho, sendo intenção da organização montar um tear na feira para que os visitantes possam ver o trabalho ao vivo e adquirir um exemplar, para usar, por exemplo, no projeto “Lançar a Manta”, promovido pelo município.
O espaço de exposições vai ser animado por grupos locais de gaiteiros e também com a atuação dos Pauliteiros.
Nos grandes espetáculos musicais, na noite de abertura, dia 9 de dezembro, atua o artista Camané e na noite de sábado, dia 10 de dezembro, atua o José Malhoa.
Este ano há um espaço inteiramente dedicado às crianças, onde se cruza a diversão com a aprendizagem, permitindo aos pais passear tranquilamente pelo certame, com a garantia de que os filhos estão a brincar e a aprender em segurança.

Assinaturas MDB