Nordeste Transmontano

Adão Silva é o cabeça de lista do PSD e a lista pelo distrito foi aprovada

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2021-12-09 11:59

Adão Silva será o cabeça de lista do PSD pelo distrito de Bragança pela terceira vez na sua carreira política.

Deputado desde 1989, Adão Silva é a escolha de Rui Rio, líder do partido, para tentar repetir o resultado de há dois anos, em que conseguiu fazer de Bragança o distrito com melhor resultado dos sociais democratas em todo o país.

A acompanhá-lo estará Paulo Xavier, como número dois, indicado pela concelhia de Bragança, num processo que causou alguma polémica interna por implicar que Isabel Lopes deixe o cargo de deputada, depois de dois anos de trabalho intenso e meritório, sobretudo na denúncia do negócio da venda das barragens da EDP no distrito e na ausência de compensações, nomeadamente em impostos, às populações locais.

Fonte do partido indicou ao Mensageiro que se trata de um processo de pacificação do PSD na região, divido pelo apoio a Paulo Rangel (a concelhia de Bragança) e a Rui Rio (o presidente da Distrital, Jorge Fidalgo).

Paulo Xavier é, atualmente, o vice-presidente da Câmara de Bragança.

Em terceiro lugar vai Cristina Miguel, chefe de Gabinete de Jorge Fidalgo na Câmara de Vimioso, seguida de Paulo Pinto, indicado pela concelhia de Mirandela.
O quinto elemento será Maria José Moreno, indicada pela concelhia de Macedo de Cavaleiros.

A esposa do antigo presidente da Câmara de Macedo, Duarte Moreno, é repetente na lista, depois de já ter exercido um mandato na Assembleia da República de 2011 a 2015.

Ana Rita Brás, também de Vimioso, foi indicada pela Juventude Social Democrata, que há dois anos não indicou nenhum nome para a lista.

Os nomes foram aprovados em reunião da Distrital na passada quarta-feira, dia 01, e comunicados ao secretário geral do partido, José Silvano, no sábado.

A escolha de Paulo Xavier pela concelhia de Bragança acabou por surpreender também as outras concelhias, que contavam com a indicação de Isabel Lopes.

Assim, as contas saíram baralhadas e obrigaram a alguns ajustes, de forma a cumprir a paridade de sexos.

Da reunião da Distrital saiu, também, algum desconforto da concelhia de Mogadouro, por não ter conseguido indicar nenhum nome.

A entrada de Paulo Xavier na lista resultou de um intenso processo negocial, que envolveu estrutuas nacionais.

O nome do vice-presidente da autarquia foi aprovado na concelhia de Bragança apenas com uma abstenção, previsivelmente de Isabel Lopes, que também participou na reunião.

Uma vez que o nome de Paulo Xavier foi o único indicado e nenhuma outra concelhia indicou Isabel Lopes, a docente do IPB acaba por deixar a AR ao fim de dois anos.

Assinaturas MDB