Alfândega da Fé

Calendário sénior junta avós e netos

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2021-12-09 09:56

Os idosos de Alfândega da Fé voltaram a posar para o Calendário Sénior, numa edição dedicada aos afetos depois de a pandemia covid-19 ter cancelado a produção no ano passado e restringido as relações presenciais.

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, foi entidade promotora da iniciativa e apresentou no domingo a terceira edição do Calendário Sénior, com o lema "Geração de Afetos" 2022, que de algum modo formula um desejo para que o próximo ano seja de reencontros presenciais e a retoma da vida social.

“A edição do calendário foi interrompida pela pandemia, mas este ano foi retomada, com uma mensagem baseada na possibilidade do regresso aos afetos entre gerações já em 2022”, adiantaram os promotores.

As páginas deste calendário mostram fotografias de seniores e juniores, alguns dos quais são avós e netos, em “momentos intergeracionais calorosos, dos quais muitas vezes o contexto pandémico os privou”.

“Fotografar sentimentos e emoções foi o que me foi proposto para este calendário. Sentir e olhar faz parte da profissão de fotojornalista. Tentei durante uma semana captar o olhar de um grupo de idosos e de crianças, muitos eram avós e netos, e mostravam agora o sentimento contido pelos tempos de pandemia”, explicou o autor das fotos, Nuno Pinto Fernandes.

O fotojornalista disse ainda que quis dar o que de bom tem um avô/ó com o seu neto/a, tentar mostrar aquele olhar ternurento, aquele sorriso que não partilharam durante meses.

Os modelos são os idosos, entre os 66 e os 95 anos, que se apresentaram a preceito para as sessões de fotografia, que desta vez também contaram com a presença de várias crianças para salientar a importância do convívio intergeracional.

Quem deu vida a esta iniciativa foi a Operação co-financiado CLDS-4G Alfândega + Igual da Instituição de Solidariedade Social “Liga dos Amigos do Centro de Alfândega da Fé”., com a colaboração da Universidade Sénior e do Município.

Assinaturas MDB