Covid-19: Surto na cadeia de Bragança faz aumentar casos ativos no distrito
Um surto no Estabelecimento Prisional de Bragança fez aumentar o número de casos ativos no distrito nas últimas 48 horas.
Segundo fonte da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS), há pelo menos 20 reclusos e quatro guardas infetados.
Nos últimos dois dias, de acordo com o boletim desta quinta-feira, foram registados 84 casos novos enquanto 64 pacientes foram dados como recuperados.
Números que revelam um aumento de 20 casos ativos no Nordeste Transmontano, para os 410 atualmente ativos.
O surto na cadeia de Bragança já obrigou mesmo as autoridades de saúde pública a decretar o isolamento de vários familiares, que serão testadas nos próximos dias.
O INEM esteve na cadeia de Bragança na passada sexta-feira a testar os reclusos, de acordo com o protocolo em vigor, enquanto que as equipas de saúde pública testaram os guardas.
Também em algumas escolas de Bragança são muitos os alunos em isolamento.
Nos últimos dois dias, cinco concelhos viram aumentar o número de casos ativos: Mirandela, Bragança, Vinhais, Alfândega da Fé e Vila Flor.
No sentido inverso, quatro concelhos tiveram uma redução do número de infetados: Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães.
Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vimioso mantiveram o número de infetados, face à passada terça-feira.
Confira os casos ativos, por concelho, as diferenças comparativamente à passada terça-feira e as freguesias mais afetadas, sendo que as autoridades de saúde não divulgam as freguesias onde existem menos de 3 casos confirmados:
BRAGANÇA 197 (+4) Na cidade 152. 15 em Pinela. 3 em Castro de Avelãs, Coelhoso, Donai, Gimonde, Grijó de Parada, Rebordãos
MIRANDELA 74 (+9) Na cidade 67
VINHAIS 37 (+8) Na vila 16. Em Penhas Juntas 9, em Agrochão 3 e Rebordelo 3
MACEDO 27 (-1) Na cidade 14. Carrapatas 3
VIMIOSO 20 (=) Na vila 11. Algoso, Campo de Víboras e Uva 4
CARRAZEDA 16 (-1) Em Pombal de Ansiães 8. 3 na vila
ALFÂNDEGA 12 (+7) Em Sambade 5. Em Eucísia, Gouveia e Valverde 3
MIRANDA 9 (-6) Na cidade 3. Duas Igrejas 3. Sendim e Atenor 3
FREIXO 6 (=) Na vila 5
MONCORVO 6 (-1) Na vila 3. Açoreira 3
MOGADOURO 4 (=)
VILA FLOR 2 (+1)
Em termos de internamentos hospitalares, esta semana registou-se um aumento da gravidade. Esta terça-feira de manhã estavam internados dez pacientes em enfermaria (mais um do que na semana anterior) e seis em cuidados intensivos (o dobro dos registados na semana passada).