Avião pode regressar e chegar até ao Algarve
O Governo está a preparar uma nova carreira aérea para ligar o Interior ao resto do país e que se pode alargar até ao Algarve, passando por Vila real, Viseu e Tires (Lisboa) antes de chegar a Portimão.
A Secretaria de Estado dos Transportes já recebeu a proposta do Instituto Nacional da Aviação Civil para a criação desta linha aérea, como confirmou ontem o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
“O INAC fará agora uma série de consultas aos aeródromos envolvidos para que esta ligação possa ser uma realidade ainda este ano, em nome de uma coesão territorial de norte a sul do país”, confirmou o governante durante a apresentação de um evento de aviação no aeródromo de Tires, Cascais.
O objetivo é o lançamento de um concurso público internacional ainda este ano, com o prazo de três anos, para a realização da rota que ligará “o Norte ao Sul e o Interior ao Litoral”.
Sérgio Monteiro explicou que há muito que andava a receber apelos para que algumas infraestruturas fossem mais aproveitadas e, desde que se encerrou a rota que ligava Trás-os-Montes e Lisboa, que o Governo estava a procura de uma alternativa.
Certo é que, curiosamente, responsáveis do INAC já estiveram no aeródromo de Bragança na terça-feira, durante a realização de um simulacro que pretendeu renovar o licenciamento daquela infraestrutura.