Igreja

Bispo D. Nuno Almeida implorou paz na Missa do Galo

Publicado por AGR em Qui, 2024-12-26 15:47

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, implorou por "paz para o Médio Oriente, para a Ucrânia e para tantos outros povos martirizados" durante a homilia da Missa do Galo, na noite de 24, na Catedral, em Bragança.

"O nascimento de Jesus é fonte de esperança para a Humanidade, envolta nas trevas do medo, da violência e da guerra. Em Jesus, nascido em Belém, uma nova esperança nasce para nós.
Não deixemos, por nada, que nos roubem a alegria e a esperança do Natal! A melhor maneira de a guardar, em lugar seguro, é partilhá-las. Façamos da alegria e da esperança do evangelho do Natal a nossa missão. Como? É tão simples como isto: o teu coração sabe que “não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não O conhecer, não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar às cegas, não é a mesma coisa poder adorá-l’O ou não” (EG 266); “o teu coração sabe que a vida não é a mesma coisa sem Ele! Pois bem, aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá alegria e esperança, isso é o que deves comunicar aos outros” (EG 121), neste Natal", disse D. Nuno Almeida.

O prelado de Bragança-Miranda lembrou, ainda, o exemplo de Maria e José. "Olhemos para o Presépio, deixemo-nos guiar por Maria e José e com eles aprendamos a “contemplar as maravilhas de Deus”! Maria e José são ícones de liberdade: livres para acolher, livres para aceitar, livres para ir ao encontro, livres para acompanhar, livres para amar. Maria e José escutam, decidem e atuam! Maria e José fazem o que tem de ser feito, são concretos!
Maria e José são contemplativos do mistério de Deus, mas estão também disponíveis para sair «à pressa» (Lc 1, 39) da sua povoação para ir ajudar os outros ou para salvar o Menino.
Aprendamos de Maria e José a celebrar e a viver este tempo de Natal, percorrendo os caminhos da justiça e da ternura, a permanecer, como eles, na mais alta contemplação e caminhar ao lado de cada um em atitude de serviço humilde.
Aprendamos de Maria e José a dar testemunho a todos da alegria e esperança do Evangelho", concluiu.

Assinaturas MDB