Bragança supera Estudantes Africanos com golo nos descontos
O Grupo Desportivo de Bragança mostrou "estrelinha" de campeão ao vencer, este domingo, em casa, os Estudantes Africanos, por 2-1, com o golo da vitória a ser marcado, aos 91’, por Paulo Roberto, em jogo relativo à 19.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança.
Antes do apito inicial, o técnico Lopes da Silva surpreendeu tudo e todos na escolha do onze titular ao abrir espaço a opções com menos minutos de jogo (entraram: Lombo, Kevin, Nilton, Fernando e Macky).
A primeira parte do encontro desenrolou-se a um ritmo algo lento com a equipa da casa no controlo das operações, mas sem criar ocasiões flagrantes. Curiosamente, a primeira grande oportunidade foi dos Estudantes, aos 11’, com Eric Rodrigues a não dar o melhor seguimento ao canto apontado por Danilo.
Aos 33’, surge o golo do Bragança por intermédio de Mantorras. O avançado que já deixara o aviso, aos 22’ e 26’, subiu nas alturas para desviar ao segundo poste o pontapé de canto de Nuninho.
Uma vantagem que se manteve até ao intervalo que, apesar do susto sofrido, aos 40’, obrigou Lombo a trabalho extra para travar o ataque dos Estudantes.
Após o intervalo, o técnico Óscar Monteiro colocou Andersson em campo e a aposta não podia ter sido mais acertada. Aos 58’, uma boa combinação de Andersson com Arilton valeu o golo do empate dos Estudantes Africanos.
Com um indesejado empate, o treinador Lopes da Silva decidiu lançar Paulo Roberto e Hélton para agitar o ataque e as opções mostraram-se corretas. O Bragança ganhou uma nova vida, mas faltou-lhe pontaria e serenidade para consolidar o triunfo conseguido ao minuto 91. O experiente Paulo Roberto de livre direto, em zona frontal, com um remate seco e colocado acalmou os adeptos que já temiam o empate.
No final do encontro, Lopes da Silva, técnico do Bragança, justificou as alterações apresentadas ao alinhamento habitual. “Aproveitei este jogo para dar algum andamento aos jogadores menos utilizados, embora que sem ritmo de jogo se note mais essa falta de rotinas na fase ofensiva da minha equipa. O golo dos Estudantes Africanos criou algum nervosismo, mas conseguimos com mais alma que coração "dar a volta" ao resultado.”
Para Óscar Monteiro, treinador dos Estudantes Africanos, o resultado não o surpreende tendo em conta o cansaço acusado pelos seus jogadores. “Era difícil segurar o resultado porque após marcarmos o golo do empate senti a equipa a quebrar. Tive a noção que com 8 a 9 minutos de compensação era difícil manter os níveis físicos e uma reação capaz. As substituições do Bragança realizaram uma grande diferença e dificultaram a nossa tarefa. Gostaria de realçar o empenho dos meus jogadores, enquanto conseguiram manter a capacidade física.”
A três jornadas do fim do campeonato distrital, o Bragança lidera a competição com 53 pontos conquistados em 19 jornadas. No segundo lugar está o Rebordelo, com 49 pontos, que garantiu a qualificação para a próxima edição da Taça de Portugal após vencer, já nos descontos, o GD Moncorvo (3-2) com golos de Vinícius (41’), Pedrinho (78’) e Governor (90+4’). Guedes (72’) e Falcão (90+4’) marcaram pelos moncorvenses.
Fotos: Guilherme Moutinho