Vinhais

Campeonato de chegas de touros mirandeses já começou

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2015-07-09 10:31

Joanico (Mofreita) venceu num instante o Galante (Oleirinhos) nos 8º de final do Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa, num arranque de campeonato, no passado domingo, que ficou marcado por lutas muito rápidas. Na segunda chega o Vadio (Quintela) venceu também rapidamente o Cantor (Quinta
da Folhinha). Já o Galante (Bragada) acabou por sair vencedor na chega contra o Oleirinhos (Vila Meã). Até parece que os bois estavam pouco dispostos a apanhar sol para dar espetáculo. O público não se sentiu defraudado com a rapidez da luta, “porque é mesmo assim, os touros são teimosos e só fazem o que entendem”, dizia-se entre o público. Outros achavam que os animais devia ser “mais picados” para ver se se animavam para lutar.

Esta foi a primeira chega do campeonato, correspondendo aos touros com mais de 5 anos. Até agosto, na arena do touródromo de Vinhais em escrutínio vão estar 27 animais, nomeadamente 11, no escalação menos de 5 anos, e 16, com mais de 5 anos. São propriedade de 23 criadores de 17 localidades de vários concelhos do solar da raça Mirandesa, como Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Vinhais Se os 20 mil euros em prémios que estão em jogo são um aliciante, os criadores que têm a paixão dos touros inscrevem-se “mais pelo gosto do que pelo dinheiro”, garante Fernando Carvalho, o produtor de Mofreita, concelho de Vinhais, que no campeonato de 2014 fez o feito de levar os primeiros prémios das duas categorias em disputa.
A organização do campeonato, a cargo da Proruris-Empresa Municipal, espera mais uma vez chegas muito competitivas. “Temos touros já conhecidos, com muito potencial para fazer boas lutas”, referiu Carlos Silva, responsável da empresa.
 

Assinaturas MDB