Bragança

Cidade vai ter iluminação nas ruas mas não será ‘Bragança Terra Natal e de Sonhos’

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2020-11-12 09:48

A iniciativa ‘Bragança, Terra Natal e de Sonhos’, o maior evento associado à quadra no concelho este não vai realizar-se, adiantou o presidente da Câmara, “porque não se conseguem garantir condições de segurança face às previsões da evolução epidemiológica da pandemia covid-19”, esclareceu Hernâni Dias.
Em 2019, aquelas festividades atraíram mais de 100 mil visitantes, sendo classificadas pelo autarca como “o maior cartaz turístico do concelho no inverno e o segundo maior do ano todo, logo depois das Festas da Cidade em Agosto”. A não realização acarreta grandes prejuízos à cidade, mas Hernâni Dias reforça que “não há forma de garantir as condições de segurança” face à evolução da pandemia.
O município de Bragança não vai realizar o programa das festas natalícias, mas vai manter a decoração e iluminação das ruas e espaços públicos do centro histórico de outras ruas com comércio. “Vamos gastar entre 112 mil euros na iluminação das principais ruas. Não haverá mais nada, pois não há condições de segurança para realizar festas e outras atividades alusivas à quadra e, em simultâneo, garantir o cumprimento das normas de higiene. Além disso, não se prevê que dezembro traga grandes melhorias à evolução da pandemia face aos dados que temos agora [o concelho de Bragança está na lista dos 121 a nível nacional com maior risco de contágio e por isso a população condicionada por várias medidas, nomeadamente o recolher obrigatório]”, afirmou o autarca, acrescentando que o que o município vai poupar será usado para ajudar as empresas do concelho.
A ‘Bragança, Terra Natal e de Sonhos’ contou nos anos anteriores com um vasto programa de atividades, desde concertos, espetáculos, provas desportivas, exposições, uma feira e com a festa da Chagada do Pai Natal, mas a grande atração era a pista de gelo que, no ano passado, foi usada mais de 24.500 patinadores.

Assinaturas MDB