Nordeste Transmontano

Comerciantes temem que crise pandémica transforme o Natal 2020 no pior de sempre

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2020-11-12 09:50

A mais de um mês do Natal, tradicionalmente uma das melhores épocas de vendas, os comerciantes transmontanos não vislumbram este ano uma melhoria substancial nos negócios ou um paliativo para as dificuldades que enfrentam desde o início da pandemia covid-19. “Anda pouca gente na rua e às compras. O Natal era uma das melhores épocas de negócio, mas este ano não estou a ver jeito disso, nem me parece que venha a ser assim”, vaticinou Sónia Alves da Loja Turismo-Squesito, em Miranda do Douro, que nos anos anteriores por esta altura costumava começar a receber encomendas de empresas para cabazes de Natal destinados a ofertas. “Este ano ainda não tive nenhuma encomenda”, afirmou.
Miranda do Douro é uma cidade transfronteiriça, muito procurada por espanhóis que também se deslocam menos em virtude do contexto pandémico que, em Espanha, ainda tem números de contágio mais elevados do que em Portugal.
A empresária mirandesa não vai fazer um grande reforço do investimento em stocks para a quadra festiva, com receio que os produtos não tenham a saída habitual. “Vou encomendar algumas coisas, comestíveis, mas poucas. Estou preocupada com a situação do comércio local”, admitiu Sónia Alves.
Por Bragança a situação é ainda pior.

Assinaturas MDB