CUGA quer produzir 6,5 mil toneladas de cogumelos este ano
A CUGA, marca de cogumelos produzidos no Norte de Portugal estabeleceu como meta a produção de 6,5 mil toneladas de cogumelos em 2026, uma vez que a ambição da antiga Varandas do Sousa é
manter o ritmo de crescimento de 20% ao ano.
Para o efeito a empresa vai automatizar o embalamento na sua unidade em Paredes que permitirá que a partir do final de
fevereiro, a embalagem dos produtos laminados, que ficará concentrada nesta fábrica do grupo que tem também unidades em Vila Flor, no distrito de Bragança, e em Vila Real.
Para modernizar a unidade de embalamento foram investidos três milhões de euros, iniciado em 2025 para qualificar as linhas de produção nas diferentes unidades e dar condições à CUGA para subir a sua faturação para 24 milhões de euros este ano. “A implantação da marca CUGA no mercado português é uma operação ambiciosa que implica reorganizar todo o processo produtivo”, explicou Nuno Pereira, CEO da CUGA. Depois da entrada em funcionamento em Vila Flor de uma unidade para internalizar o fabrico do composto em que crescem os
cogumelos, o esforço de investimento concentrou-se em Paredes, onde a produção de cogumelos nesta unidade reabriu em 2025, tendo sido contratados desde então 50 novos trabalhadores para as funções de colheita.
