Torre de Moncorvo

Exploração deve começar em 2016

Publicado por FP em Sex, 2015-11-20 16:09

A MTI - Ferro de Moncorvo, empresa concessionária das minas de ferro, acredita que a exploração mineira comece no primeiro trimestre de 2016, com a “preparação do local” onde se fará a extração “a céu aberto”.
Carlos Guerra, representante daquela empresa, acrescenta que a exploração vai gerar meio milhar de postos de trabalho diretos quando atingir a “velocidade de cruzeiro”.
“Nos primeiros cinco anos do projeto a exploração do minério de ferro será ainda muito primária. Haverá muita coisa para aprender, formação de pessoal, testar equipamentos. Só a partir do sexto ano de trabalhos deixaremos a cascalharia da Mua para passarmos para as encostas do Reboredo”, explicou ao Mensageiro Carlos Guerra.
Os responsáveis da empresa mostraram-se “muito satisfeitos” com o parecer “favorável condicionado” a atribuído ao Estudo de Impacte Ambiental apresentado pelo Ministério do Ambiente.
“A avaliação do EIA foi de encontro às expectativas da empresa [MTI], tudo porque havia rigor e daí haver unanimidade nas posições tomados”, frisou Carlos Guerra.
A empresa concessionária perspetiva que perspetiva que o processo será executado de forma gradual nos próximos cincos anos.

Assinaturas MDB