Nordeste Transmontano

Luís Fernandes é o candidato PS à Câmara de Vinhais e Benjamim Rodrigues a Macedo

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 2016-07-08 11:53

O nome de Luís Fernandes foi ontem à noite aprovado como candidato PS à Câmara de Vinhais. Na reunião da Comissão Política Concelhia, uma votação secreta aprovou o nome do atual vice-presidente da Câmara, com 17 votos a favor e uma abstenção.
Roberto Afonso era o outro nome que vinha sendo falado para ser o candidato socialista, até por ser o número dois da lista do atual executivo, mas a escolha acabou por recair em Luís Fernandes. Uma escolha que acabou por ser consensual.
Já em Macedo de Cavaleiros, o nome do médico Benjamim Rodrigues, uma escolha aprovada por unanimidade, uma informação dada em primeira mão pela edição impressa do Mensageiro de Bragança.
Estes dois nomes juntam-se ao de Júlia Rodrigues, atual deputada, que será candidata em Mirandela.
Freixo de Espada à Cinta deverá ser o próximo concelho a escolher o candidato. O regresso de José Santos é uma forte possibilidade, mas só em setembro haverá uma decisão.

Convenção no dia 16

A pouco mais de um ano das eleições autárquicas, a Federação Distrital de Bragança do PS vai organizar, no próximo dia 16, uma convenção distrital, em Macedo de Cavaleiros, para discutir o “Ordenamento do Território e Regionalização: O papel das autarquias no desenvolvimento regional”, adiantou ao Mensageiro Carlos Guerra, presidente daquela estrutura.
Tal como aconteceu no ano passado, “os militantes e simpatizantes do Partido Socialista serão convidados a enviar a sua opinião e comentários sobre estes temas”.
A Distrital do PS diz que, com esta ação, pretende “construir uma Proposta de Ação Política do Partido Socialista, que será a estrutura da ação e dos Programas Eleitorais com que o PS do distrito de Bragança se apresentará aos eleitores e constituirá um compromisso de entre o PS e os Transmontanos”.
Ou seja, os objetivos desta convenção passam por “envolver os militantes e simpatizantes do PS no debate político; dar continuidade ao debate sobre o desenvolvimento no distrito de Bragança iniciado com a Convenção Distrital 2015, sob o tema “Um Futuro melhor para o Distrito de Bragança” e apresentar, debater e aprovar a Proposta de Ação Política “Ordenamento do território e regionalização. O papel das autarquias no desenvolvimento do território”, que servirá de base ao compromisso eleitoral do PS para o Distrito de Bragança”.
Presentes estarão algumas figuras nacionais do partido, como a secretária geral adjunta, Ana Catarina Mendes, Eduardo Cabrita ou o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Candidato para Macedo

Apesar de só estar prevista para setembro a apresentação dos candidatos autárquicos, o PS tem já alguns definidos. A Mirandela já se sabe que é Júlia Rodrigues enquanto que a Macedo de Cavaleiros vai concorrer o ortopedista Benjamim Rodrigues, numa decisão já aprovada na concelhia e por unanimidade. Os quatro presidentes de Câmara são, também eles, candidatos naturais. São os casos de Berta Nunes em Alfândega da Fé, Artur Nunes em Miranda do Douro, Fernando Barros em Vila Flor e Francisco Guimarães em Mogadouro (apesar de alguma divisão interna nesta concelho, pois o passado social democrata do atual presidente, que teve uma vitória magríssima, não se apaga nem se esquece).

Assinaturas MDB