Bruxelas

Mensageiro na Comissão Europeia

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-02-09 09:51

O Mensageiro participou na primeira ‘#EUinMyRegion Media Trips Study trips for regional and local journalists’, em Bruxelas, nos dias 1 e 2 de fevereiro.
Trata-se de um programa de estudo aberto para jornalistas locais e regionais da União Europeia, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão das políticas da UE e, em particular, a Política de Coesão.As sessões estiveram relacionadas com as instituições, estrutura e procedimentos da UE; Política de Coesão da UE; como a UE lida com fraudes e má gestão de fundos; reuniões com peritos nacionais da Comissão; ferramentas de dados para jornalistas.
Foi anda realizada uma visita de campo ao LagUM, um projeto de investigação-ação participativa que se centra na agricultura urbana e reúne três atores: Refresh Brussels, o Município de Ixelles e o Laboratório de Agroecologia da ULB, executado com financiamentos do FEDER.
O projeto lançado no ano passado foi premiado pela sua componente de inovação social. Na cobertura de um prédio foi construída uma horta, que pretende ser uma vitrine para a agricultura urbana em Bruxelas. Ali se cultivam cerca de seis dezenas de espécies. “Além de flores, ervas aromáticas, frutas e legumes, também queremos cultivar cidadãos”, explicou um dos responsáveis pela iniciativa que envolve as cantinas sociais, que beneficiam da produção. Parte dos vegetais são oferecidos a famílias vulneráveis.
Através da produção biointensiva e sustentável, onde se aproveita toda a água da chuva, faculta-se também formação e diversos materiais educativos, desafiam-se os visitantes para os vários desafios da agricultura urbana e as suas múltiplas dimensões, contribuindo para a resiliência local.

Assinaturas MDB