Vila Flor

Tua Walking Festival quer “habituar” os turistas a esta região do distrito

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-02-09 16:00

Arranca já este fim de semana o Tua Walking Festival, um festival de pedestrianismo que, ao longo de cinco fins de semana (não consecutivos) pretende “habituar os turistas a permanecerem” na região, sobretudo no Parque Natural do Vale do Tua, que engloba os concelhos de Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Alijó.

“Tem tudo a ver com cinco territórios que se juntam, no âmbito do Parque Natural do Vale do Tua, criado como medida compensatória devido ao aproveitamento hidroelétrico do Tua.

Vila Flor dá o pontapé de saída com um fim de semana cheio de formação, informação e de atividades e, acima de tudo, relacionar as pessoas com o nosso território, com a nossa paisagem natural. Esse é o propósito não só da atividade em si mas, também, o tema natureza está sempre na atenção”, explicou Pedro Lima, presidente da Câmara de Vila Flor e da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.

O evento começa precisamente em Vila Flor mas, ao longo dos próximos meses de época baixa, vai percorrer os cinco concelhos do parque.

“O primeiro dia será focado em seminários e formação, que conta créditos para formadores. Haverá três fóruns especializados, um deles mais a ver com o fazer percursos pedestres, o segundo vai ter mais a ver com a ligação ao território e a exploração no bom sentido de um percurso pedestre e uma terceira vertente que tem a ver com o ordenamento do território. É que se dissermos às pessoas que vão caminhar por ali, não vão caminhar por lugares menos devidos ou que não queiramos que invadam”, explicou Pedro Lima.

O diretor do Parque Natural do Vale do Tua, Artur Cascarejo, sublinha que “este festival estava programado para 2020 mas, com a pandemia”, foi preciso adiá-lo. “Consiste em potenciar um conjunto de infraestruturas que o parque foi construindo no território, ao longo dos cinco municípios. São dinamizadas de forma integrada e o objetivo é trazer o maior número de turistas e habituá-los, pelo menos, a passar um fim de semana no território.

Será um fim de semana em cada um dos municípios do Vale do Tua. Começa a 11 e 12, em Vila Flor. Interrompemos no verão, por causa do calor, e retomamos em setembro.

Queremos valorizar aquilo que de específico têm estes territórios e as aldeias por onde passam os percursos pedestres”, explicou.

As inscrições estão limitadas a 150 participantes. O Tua Walking Festival foi desenhado pela empresa de Turismo de Natureza PortugalNTN, em estreita colaboração com cada um dos municípios envolvidos e sempre com o acompanhamento e supervisão do PNRVT. No fim de semana de 29 e 30 de abril, o Festival acontece no município de Murça. Continua nos dias 20 e 21 de maio em Carrazeda de Ansiães. Nos dias 23 e 24 de setembro segue em Mirandela, encerrando a 7 e 8 de outubro em Alijó.

Assinaturas MDB