FUTSAL DISTRITAL

Águias celebram conquista da Taça Distrital nas grandes penalidades

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-03-07 22:05

O Águia FC Vimioso conquistou, este domingo, a Taça Distrital de Futsal AF Bragança, pela primeira vez na história do clube, numa final que ficou decidida nas grandes penalidades (6-7), após igualdade a cinco bolas no tempo de compensação, frente ao Clube Académico de Mogadouro.

O conjunto orientado por Paulo Gonçalves entrou melhor na partida e aos cinco minutos de jogo já vencia por 2-0, golos de Bruno Costa e Sérgio Miranda. A resposta dos mogadourenses teve eco aos 19 minutos com Thiago Lessa a conseguir bater o, até então inultrapassável, guarda-redes Chico.

No segundo tempo, o Vimioso aproveitou uma boa combinação dos irmãos Diz para festejar o 3-1, finalizado por Pedro Diz. A qualidade tática e técnica dos homens de Artur Pereira esbarrava invariavelmente na última muralha vimiosense e só, aos 27’, Caio Silva com um remate à entrada da área conseguiu encontrar uma brecha. Motivados e a fazer circular a bola à procura de espaço, os homens de Mogadouro empataram por Samuel Silva, aos 33’, e passaram para a frente do marcador pela primeira vez no encontro, aos 34’, na conversão de uma grande penalidade por Lucas Azevedo.

Num final de tempo regulamentar emocionante, Pedro Diz é carregado na área pelo guarda-redes Diogo Azevedo. Penálti assinalado! Miguel Diz assumiu a responsabilidade e igualou a partida a 4-4.

Um golo para cada lado, no primeiro tempo, por Bruno Costa (44’) e Caio Silva (45’), selou as contas do tempo extra em 5-5, resultado que se arrastou até ao fim do prolongamento obrigando o jogo a seguir para as grandes penalidades.

No desempate por grandes penalidades, o Vimioso acabou por vencer, por 6-7.

O guarda-redes Chico que falhou o único penálti dos vimiosenses foi o herói da partida a defender outros dois. “Foi um jogo sofrido. O Mogadouro não é uma equipa banal, está na frente do campeonato com o Moncorvo e na minha opinião será o campeão distrital. A equipa esteve sempre unida, com o fator extra da ausência do Diogo por estar nas urgências, dando mais motivação para ganhar o jogo,” declarou o guardião e homem do jogo.

Paulo Gonçalves, técnico do Vimioso, mostrou-se satisfeito pela resposta do grupo de trabalho perante a ausência de Diogo Fernandes. “Começámos o jogo bem, com dois golos de vantagem e a demonstrar tranquilidade. Apesar das lacunas no plantel e alguns jogadores importantes lesionados, caso do Diogo com 39 graus de febre, conseguimos equilibrar a partida. Quero dar os parabéns à excelente equipa do Mogadouro, que trabalhou muito, mas os penáltis valem aquilo que valem. É a sorte do jogo e nós tivemos essa sorte”. O treinador vimiosense terminou as declarações deixando o seu apreço ao guarda-redes Chico. “O Chico esteve muito bem. É um lutador e um trabalhador nato, um jogador que acaba os treinos e segue para o seu emprego,” revelou Paulo Gonçalves.

O responsável técnico mogadourense, Artur Pereira, considerou o resultado injusto e aponta o dedo à arbitragem. “Fomos a melhor equipa em campo, tirando os primeiros cinco minutos em que entrámos a dormir. Foi um massacre durante quase toda a partida, com uma atacar e a outra a defender, a bola não entrava com muito mérito do guarda-redes. Foi daquelas noites que tudo corre ao contrário, mas hoje fomos prejudicados pela arbitragem. As decisões do árbitro foram prejudiciais ao Mogadouro, sem querer tirar o mérito ao Vimioso”.

Seguiram-se festejos emocionados numa final de taça onde o guarda-redes Chico foi a personagem principal na dramática conquista da inédita Taça Distrital de Futsal Af Bragança.

Fotos: Guilherme Moutinho

Resultados da Final Four Futsal Masculino:

Meia-Final:

Águia FC Vimioso 3-1 CSP Vila Flor

AR Alfandeguense 1-3 CA Mogadouro

Final:

Águia FC Vimioso (5) 7-6 CA Mogadouro (5)

1.ª Parte (1-2)

Thiago Lessa (19’); Bruno Costa (3’) e Sérgio Miranda (5’).

2.ª Parte (4-4)

Caio Silva (27’), Samuel Silva (33’) e Lucas Azevedo (34’ gp.); Pedro Diz (25’), Miguel Diz (39’ gp.).

Prolongamento 1.ª Parte (5-5)

Caio Silva (45’); Bruno Costa (44’).

Grandes Penalidades

CAM: Thiago Lessa, Gabriel, Caio Silva, Lucas Azevedo (x), Igor Cordeiro, Samuel Silva, Filipe Peres e Ricardo Dias (x).

AFCV: Miguel Diz, Pedro Diz, André Menezes, Bruno Costa, Chico (x), Sérgio Miranda, Clóvis Neto e Valdo.

Assinaturas MDB